"Uma história que ultrapassou todas as barreiras e preconceitos religiosos e ideológicos em nome do amor. Aqueles que nos salvaram conta a história de Anna, uma jovem de 18 anos com um futuro promissor aos olhos do pai, um simpatizante nazista: casar-se e ter filhos com um oficial alemão. Ao se apaixonar por um médico judeu, no entanto, sua vida muda completamente.
Revelando uma história de paixão e amor condenado, um retrato sobre a vida durante a guerra e um impressionante drama da relação mãe e filha, o livro explora profundamente aquilo que escolhemos suportar ou resistir para sobreviver e o legado da culpa."
Autora: Jenna Blum.
Páginas: 392.
Editora: Casa da Palavra.
Em mais uma história sobre o tema nazista, seus fatos e legados de horror, temos a composição do passado e do presente vivificado em duas mulheres. Anna é uma senhora de idade que interiorizou tantos traumas que não consegue mais falar com as pessoas. Trudy é uma mulher de meia idade que leciona e está envolvida em um estudo sobre o papel das mulheres na Alemanha Nazista.
Sem dúvida, é uma história extremamente amarga e não há meio termo sobre ela. Enquanto encaminhamos no presente de Trudy, intercalados, há capítulos sobre Anna na Guerra. Na época com 18 anos, debaixo dos olhos de um pai partidário do nazismo, ela conhece um médico judeu que revira totalmente sua vida. Tendo que se hospedar em uma padaria, cuida sozinha da filha que tem nos braços.
Sem conhecer nada sobre seu passado, Trudy realiza entrevistas com sobreviventes da guerra e acaba se perguntando sobre o próprio passado obscurecido pela mãe. Tudo o que tem é uma foto de Anna, Trudy pequena e um oficial Alemão juntos.
A maior parte da história perpassa pela difícil decisão de Anna de suportar tudo por amor à filha. Abusos são friamente narrados. À medida que Trudy se envereda no passado, começando a questionar atitudes da mãe, muito sobre essas decisões são levantadas. Talvez a leitura não seja das mais cativantes, pelas cenas fortes e cruéis; contudo, ela levanta sentimentos características de um bom romance histórico sobre o tema: perturbação e inquietação, mas satisfação por entender melhor, em uma realidade fictícia, medos e receios verdadeiros.
Não há nada de romance romântico nessa história e acredito que a maturidade que ela exige seja vital na compreensão total do enredo. Compreender o período histórico também é um fator aliado na percepção aguçada da diferença desse tipo de narrativa, que tenta ser a mais verídica possível, para os mais fantasiosos (consequentemente, mais acalentadores).
Oi! Tudo bem?
ResponderExcluirObrigada pela resenha. Eu nunca ouvi falar desse título, mas já sei que será uma das minhas leituras a serem feitas ainda esse ano, por conta da temática. Imagino que deve ser uma leitura densa e pesada... e como falastes, é necessidade possuir maturidade histórica pra compreender no todo uma obra desse calibre.
Beijos
Não irá se arrepender!
ExcluirBoa leitura <3
Ai, esses livros sobre o nazismo são livros que sempre pegam no meu ponto fraco sabe. Essa época é tão sombria e saber que a gente tá flertando com isso de novo me dá até arrepio.
ResponderExcluirEsse livro parece ser bem denso e pesado, gostei muito dos pontos abordados na resenha, vou colocar na minha lista, já quero!
A premissa dele é diferente dos demais. Vem leitura boa ai!!
ExcluirOiieee
ResponderExcluireugostei porque esse livro não romantiza a realidade do que narra, parece ser duro e extremamente realista, triste sem dúvidas mas o tipo de leitura necessário para nos fazer refletir e reviver aqueles tempos que não devem ser esquecidos, para que a gente não venha a repetir os mesmos erros.Com certeza leria esse livro.
Beijos, Ivy
www.derepentenoultimolivro.com
Adiociona na lista! Não vai se arrepender haha ♡
ExcluirOlá, tudo bem? Algumas histórias mexem com o nosso emocional néh? Faz um tempo que estou comprando e guardando alguns livros sobre a segunda guerra mundial, porque pretendo ler vários um atrás do outro e tentar entender a realidade daquelas pessoas mas, estou preparando o meu emocional primeiro, porque sei que irei chorar com essas histórias.
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, irei adicioná-lo a minha lista de compras!
Viviane Almeida
Resenhas da Viviane
Espero que sua experiência seja boa, rs. A questão do tema é que por mais que seja fictícia a história, a realidade vivida na época não foi e livros assim carregam muito desse peso moral.
ExcluirOlá, tudo bem? Esse tema é bastante forte e pra ser sincera eu evito ler porque sempre acabo bastante emocionada, entendo a sua necessidade para que nunca esqueçamos do que passou mas pra ser sincera eu evito ler.
ResponderExcluirNossa... Existem outros mais leves. Eu gosto bastante de A Menina que roubava livros. Tem resenha aqui no blog, dá uma conferida e quem sabe...
ExcluirOlá!
ResponderExcluirTemas como esse eu prefiro ler em doses pequenas e esse ano eu já tive a minha, mas achei a premissa bem interessante e um tanto diferente dos livros do mesmo período que tive acesso. Adorei a resenha, bem objetiva e com muita personalidade. A dica está anotada.
Beijos
https://leitura-terapia.blogspot.com
Obrigada <3. A gente sempre tenta trazer nossas resenhas de forma objetiva e com muita qualidade. Estamos sempre aperfeiçoando! Mas somos gratas e estamos sempre atentas à críticas e elogios <3
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro ainda, mas pela sua resenha deu para ver que é uma leitura muito forte. Eu ando fugindo de livros ambientados na II Guerra porque são leituras que sempre mexem comigo e me deixam triste. Lendo sua resenha, eu tenho certeza que esse é um livro que não me faria bem agora. Quem sabe futuramente né? Mas que bom que gostou da leitura.
Beijos!
Olha, se é uma característica sua, evite sim! Mas existem outros com a temática de forma mais leve, caso tenha interesse.
ExcluirOlá, tudo bem? Parece ser realmente uma leitura bem realista e crua. Não conhecia o livro, porém pela temática e pelo modo como o enredo deve ser desenvolver, fiquei interessada, ainda mais que tenho lido mais sobre coisas da Segunda Guerra Mundial. Dica anotada e gostei da sincera resenha!
ResponderExcluirBeijos
Obrigada <3. Anota na sua lista, por que essa é uma leitura bem marcante.
ExcluirEITA! Que temática instigante e forte! Adorei! Adoro livros que retratem (ou se passem em) um grande marco da nossa história, porque assim aprendemos mais sobre ela. Já anotei a dica!
ResponderExcluirEntendo! Eu também gosto de temáticas instigantes, mas não podemos negar que esse período sombrio nos trouxe aos menos grandes títulos. E, mesmo que não haja possibilidade de se voltar no tempo, quem o compreende bem será um aliado no combate à situações semelhantes.
Excluir