[Resenha] A bruxa não vai para a fogueira nesse livro - Amanda Lovelace

Sinopse: Aqueles que consideram “bruxa” um xingamento não poderiam estar mais enganados: bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Resgatando essa imagem ancestral da figura feminina naturalmente poderosa, independente e, agora, indestrutível, Amanda Lovelace aprofunda a combinação de contundência e lirismo que arrebatou leitores e marcou sua obra de estreia, A princesa salva a si mesma neste livro, cujos poemas se dedicavam principalmente a temas como relacionamentos abusivos, crescimento pessoal e autoestima. Agora, em A bruxa não vai para a fogueira neste livro, ela conclama a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão. Ao lado de Rupi Kaur, de Outros jeitos de usar a boca e O que o sol faz com as flores, Amanda é hoje um dos grandes nomes da nova poesia que surgiu nas redes sociais e, com linguagem direta e temática contemporânea, ganhou as ruas. Seu A bruxa não vai para a fogueira neste livro é mais do que uma obra escrita por uma mulher, sobre mulheres e para mulheres: trata-se de uma mensagem de ser humano para ser humano – um tijolo na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Autor: Amanda Lovelace
Páginas: 201

Editora: Leya



 Ser mulher é padecer. Ou não. Ou sim. Talvez, mas nem sempre no paraíso.
Em “A bruxa não vai para a fogueira neste livro”, Amanda Lovelace trás uma série de poesias sensacionais que mostram o quanto de poder nós mulheres temos.
 Há muitos anos atrás, mulheres eram julgadas e sentenciadas à fogueira. Chamadas de bruxas por terem pensamentos à frente de sua época, ou apenas por não aceitarem se curvar a regras impostas pela sociedade.
 Os anos passaram, mas a fogueira não. Hoje temos uma fogueira moderna.
 As chamas que nos consomem são de calúnias, difamações, julgamentos e incontáveis injustiças por termos pensamentos à frente do nosso tempo, assim como no passado.
 Mas hoje nós queimamos para mostrar que não importa o tamanho da fogueira, ainda estamos aqui e vamos continuar lutando.

“Ser uma
mulher
é estar
pronta para a guerra,
sabendo
que todas as probabilidades
estão
contra você.
- E nunca desistir apesar disso.”

 Assim como em “A princesa salva a si mesma nesse livro” (resenha aqui), o livro é dividido em quatro partes: O julgamento, A queima, A Tempestade de Fogo e As Cinzas.


 Um livro é um grito, um desabafo para que simplesmente parem de nos diminuir, matar e maltratar. E um aviso, de que mesmo com tudo isso, os anos passam e vamos ficando cada vez mais fortes, mas não porque queremos, por não termos opção.

“as mulheres
aguentam
não apenas porque
somos capazes disso;
não,
as mulheres aguentam
porque não temos
nenhuma outra
opção.
- Eles nos queriam fracas e nos obrigaram a ser fortes”

 Uma leitura forte e feminista. O livro é curtinho e diferente do outro que eu achei mais sensível, nesse aqui o ministério da leitura adverte: leia sem moderação.


27 comentários

  1. Quero muito ler esse há tempo, acredito na sua sensibilidade como leitura, tenho certeza que irei me emocionar demais com a leitura, adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É um livro que vale muito a pena ler. Descobri recentemente que tem um "A voz da sereia volta neste livro", da Amanda também e já estou louca para ler!

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Eu ando muito curiosa pra ler os livros da Amanda e da Rupi, todo mundo fala muito bem desses livros e eu, como boa amante de poesia, acho que essas mulheres tem muita coisa pra contar!
    Gosto muito de bater na tecla de que a poesia é uma forma incrível de fazer com que a gente pense em pequenas atitudes nossas.
    Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!

      Poesia é como mágica, né? Palavras as vezes bem curtas que trazem um grande significado.
      Leia os livros delas, você vai adorar!

      Beijos.

      Excluir
  3. Oiii

    Apesar de ler poucos poemas ultimamente, os dois livros publicados da Amanda Lovelace estão na minha lista, são obras que sempre recebem bastante elogios, além da temática que me chama bastante a atenção, tenho certeza de que através dessas poesias a gente vai refletindo bastante e repensando sobre muita coisa.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sou suspeita para falar porque gosto muito de poemas, mas pode embarcar na leitura sem medo de ser feliz.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu tenho que confessar que sou uma negação para livros de poesia, posso contar nos dedos todas as histórias poéticas que já li e compreendi, em todos os meus anos como leitora. Apesar disso, achei a temática do livro muito importante e com certeza, precisa ser mais difundida entre os jovens pelo mundo, principalmente no Brasil. Não pretendo ler esse livro no momento mas, estou anotando a indicação para repassar as minhas colegas que leem poesia.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, a Amanda conseguiu fazer um livro bem forte. Indica sim, quem gosta de poesia vai adorar!

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem por aí?

    Confesso que não conhecia a obra, mas achei super interessante e extremamente válida! Eu gosto bastante de poesias, porém não tenho lido tantas quanto eu gostaria ultimamente. Quem sabe seja a hora de voltar a ler livros do tipo, não é?

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleydson!

      Como o livro é curtinho, acredito que seja uma ótima opção para voltar, hein? Hahaha

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Oii!

    Eu estou com A Princesa (...) aqui no meu kindle para ler, esse eu já passei algumas vezes mas não cheguei a ler ainda. Gostei de ler sua resenha e conhecer um pouco mais do enredo atraves dos seus olhos. Acho que livros como esse devem ser cada vez mais divulgado. É importante para a literatura e para nós mulheres!

    Ótima resenha!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ani!

      Siim, se eu pudesse espalhava esse livro pelo mundo!
      Descobri mês passado que a Amanda lançou mais um, "A voz da sereia volta neste livro", parece ter uma pegada parecida. Já estou super ansiosa.

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  7. Oi Vanessa!!

    Olha são fatos a luta das mulheres continua intensa e necessária, como você mesma disse a fogueira só mudou de forma, mas continua existindo! Eu conhecia o livro, mas, não parei para ler porque eu sinceramente não gosto de ler poesias kkkkkk, mas, sem dúvidas esse é um livro necessário e uma ótima opção pra quem gosta do gênero.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson!

      Sim, espero que um dia essa fogueira finalmente seja extinta.

      Pena que não gosta de poesia, mas se algum dia resolver ler, acho que não vá se arrepender. É bem curtinho e tem uma mensagem forte.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? É sempre maravilhoso quando encontramos uma história empoderadora do feminismo né?! Já ouvi falar MUITO do livro, mas como poesias é um tipo de leitura fora da minha zona de conforto, ainda não pude encarar. Mas pela sua resenha pude ver porque as pessoas se apaixonam. Quero um dia ainda tentar. Adorei as fotos e palavras!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Tudo sim, e você?

      Sim, essas histórias servem como um lembrete constante de que não estamos sozinhas!
      Da uma chance para a Amanda Lovelace! Uma amiga minha não gosta de poesia, mas quando começou a ler, se surpreendeu! Vai que ela te ganhe também?

      Muito obrigada pela visita.

      Excluir
  9. Tenho me aventurado aos poucos por livros de poesia, mas confesso que esse está me chamando atenção, principalmente pela temática abordado. Sem dúvidas ele merece atenção. Vou deixar a dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pode se render a ele sem medo, vale muito a pena a leitura!

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  10. Estou me aventurando mais nesse gênero e me surpreendido bastante.
    Quero ler este e, breve <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci!

      Poesia é muito amooor! Espero que esteja curtindo essa aventura! Leia esse sim que não vai ter arrependimento! <3

      Obrigada pela leitura.

      Excluir
  11. Olá!
    Conheço o livro e já utilizei com alguns alunos que se identificaram bastante. Sou feminista e amo poesias, apesar disso, a obra não segue muito meu perfil de leitora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que ótimo saber que conseguiu usar com seus alunos. <3

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Oi, Vanessa! Eu estou louca para ler esse livro e gostei bastante de ver a sua indicação, espero poder ler em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!

      Corre pra ler, menina! Vale muito a pena!

      Beijos, obrigada pela visita.

      Excluir
  13. Oi Vanessa, tudo bem?
    Eu baixei esse em uma promoção em que a Leya disponibilizou várias publicações em PDF, cada uma em um período de 48 horas entre uma e outra e quando vi esse, deu match perfeito, XD. Mas eu ainda vou ler porque ainda tenho uma lista enorme de leitura.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!

      Ser leitor e não ter uma lista infinita de livros é uma missão quase impossível. Hahaha
      Espero que tenha oportunidade de fazer essa leitura em breve. <3

      Obrigada pela visita!

      Excluir