É Saga ou Série? - A diferença entre os termos.

     


    Enquanto me perguntava a diferença e pesquisava sobre o assunto, percebi que muita gente não sabe a diferença e usa os termos como sinônimos. Eu bem fazia o mesmo, mas vamos descobrir o que difere uma SAGA de uma SÉRIE?

 Vamos primeiramente a definição?

    A nomenclatura Saga passa a ser utilizada quando o enredo apresenta caráter épico e toda a narrativa é desenvolvida a partir de somente um núcleo, um objetivo que é levado do início ao fim da história. Outro ponto analisado ao identificar uma saga é que normalmente o período de tempo que decorre é maior que o de livros comuns, chegando a passar anos e anos.

    Um exemplo claro e bem didático é a Saga de O Senhor do Anéis, que apresenta como principal e único objetivo destruir o anel do poder, tendo toda a sua narrativa centrada nesse conflito. Outra Saga famosa é a Saga Crepúsculo, que apesar de diversos embates, tem como principal núcleo  o confronto entre os vampiros que tentam deter alguns vampiros que matam humanos para consumir seu sangue. (Comentem o que acham, por que essa eu nunca li haha)

    Quando se trata de uma Série, o termo vem a definir-se como uma narrativa de menor duração de tempo e, principalmente, com vários núcleos que são desenvolvidos, sejam acontecimentos, relatos, personagens diversos, que estendem o enredo para formar o todo.  As histórias paralelas são tão importantes que fazem parte do argumento central de construção do texto e são desenvolvidas com o mesmo esmero.

    Para isso, temos alguns exemplos. Harry Potter, apesar de alguns argumentos divergentes, é um exemplo de Série. Mesmo que a história se encaminhe para o desfecho do confronto com Voldemort, a narrativa é cheia de nós e laços que fazem a total diferença. O seu caráter meio épico (mas isso é meio questão de perspectiva) faz com que muita gente ainda tenha dúvida de sua nomeação como série, mas não podemos negar que todos os relatos e acontecimentos são exatamente o que fazem da história do menino Harry tão conhecida.


    Além dessa, podemos citar Jogos Vorazes, e tantas outras que fazem parte da nossa literatura moderna. Apesar de gostarmos de "dar nome aos bois", ainda acho que, no fundo, Saga é Série e Série é Saga. E pode até ser que uma Série seja Saga... 

2 comentários

  1. Olá Deisy,
    Essa é mesmo uma dúvida que sempre rola. Já pesquisei também, até para usar a nomenclatura correta em postagens, mas já nem me lembrava as definições. Foi bom recordar!

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Ray!
      A gente sempre tenta se atualizar da melhor forma para repassar as informações de modo correto. Um beijo ao blog lindo que é o Amor pelas páginas!

      Excluir