window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-85535130-2'); Chick Lit – Gêneros literários #3 - Garotas Devorando Livros

Chick Lit – Gêneros literários #3



Olá gente!

            Não, isso não é uma miragem. Hoje vamos voltar à nossa série de gêneros literários falando de Chick Lit, não sabe o que é isso ou quer saber um pouco mais? É só continuar lendo que eu explico para vocês.



Links gêneros literários.



            Há alguns tantos anos atrás eu me deparei com essa nomenclatura e fiquei igual ao meme do Jonh Travolta:



            Pesquisando descobri que se trata de um gênero que eu gosto muito. Chamado vulgarmente de literatura de mulherzinha, Chick Lit nada mais é do que literatura que retrata a mulher moderna e independente. São em sua maioria romances leves, divertidos e charmosos que tem como principal missão o entretenimento mostrando de forma divertida o cotidiano da mulher.

São basicamente livros escritos sobre mulheres, para mulheres e normalmente por mulheres. A idade das personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até a maturidade.

            Quando eu “conheci” o Chick Lit o gênero estava em crescimento por aqui, hoje em dia já é bem conhecido e tem autoras de grande sucesso em sua categoria. No Brasil não é tão expressivo quanto nos EUA, onde o gênero é uma febre e muito rentável.

Assim como acontece com outros gêneros, existem as subdivisões, eu separei algumas para vocês entenderem como funciona, vou colocar uma breve descrição, mas não se apeguem muito a elas o mais importante é o gênero principal que é o Chick Lit.


Glamour Lit

Glamour lit são os chick lits mais glamorosos, fashion's e por vezes esnobes. Normalmente os personagens estão ligados a grande indústria do entretenimento, seja no cinema, na televisão ou em grandes revistas, apesar de existir a chance de serem herdeiras “podres de ricas”. Esse é um dos subgêneros mais conhecidos e lidos do mundo dos chick lit’s.

Wedding Lit 

Wedding Lit como o nome já diz são livros que contam as histórias de casamentos, madrinhas e os preparativos para o grande dia.

Single City Girl Lit

Single city girl lit, ou literatura das garotas solteiras na cidade grande é um gênero que envolve: encontros, paqueras, amigos, trabalho, drinks e apartamentos apertados divididos com pessoas legais-estranhas-bizzaras-divertidas. A principal característica é se passar numa grande cidade, geralmente Nova York ou Londres.

Hen Lit

Hen Lit são os livros que retratam a vida de mulheres com idades um pouco superiores aos da maioria dos chick lits’s. Podem ir do final dos quarenta aos sessenta, e geralmente tratam de temas familiares.

            Lembrando que esses são só ALGUNS subgêneros, ainda existem muitos outros, os apresentados a cima são para ilustrar.

          Gostou do gênero, mas ainda não sabe por onde começar? Seus problemas acabaram, separei algumas autoras para apresentar para vocês (não se espantem se já conhecerem alguma ou várias delas).

Lauren Weisberger, autora do best-seller O Diabo Veste Prada
Marian Keyes, autora do best-seller Melancia
Sophie Kinsella, autora do best-seller Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Cecily Von Ziegesar, autora da série best-seller Gossip Girl

Nacionais? Temos também.

Carina Rissi - Procura-se um marido (resenha AQUI)
Fernanda Saads 
Tammy Luciano
Iris Figueiredo

            Particularmente eu adoro esse gênero, ótimo para passar o tempo, divertir e ótimo para curar ressaca literária. A introdução na história é rápida, o que facilita o envolvimento. Porém é um gênero que contém clichês que podem ser ou não bem executados.

            Por se tratar de histórias contemporâneas as situações por mais engraçadas e distante de nossa realidade, se assemelham a vida de alguma maneira e eu acho incrível pensar que aquilo que está acontecendo é possível na vida real, seja a parte boa ou a parte ruim, mas vemos também que é possível passar pelas dificuldades com bom humor e isso é mágico. O que me encante nesse tipo de leitura é o que podemos tirar delas, aprendizados que levamos para vida, sendo homem ou mulher tem sempre uma mensagem que vai lhe alcançar, algo para se lembrar.

            Quem ai já conhecia o Chick Lit? Deixem nos comentários suas leituras do gênero ou curiosidades. Eu vou ficando por aqui, espero que tenham gostado do post.

Beijos e até a próxima!

2 comentários

  1. Ah, eu amo chick-lits. De todos os tipos. Comecei a ler o gênero sem nem ao menos saber o que era, e fiquei igual a ti quando vi a expressão pela primeira vez ~John Travolta meme~
    Amo Sophie Kingsella demais. Faz um tempo que não leio nada do gênero, deu até saudade rs

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chick-Lit é um gênero amorzinho mesmo!!
      Ainda não li nada da Sophie Kingsella mas está na minha lista de leitura. :)
      Beeeijos e obrigada pela visita!

      Excluir