O Diário de Suzana para Nicholas - James Patterson


Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. **** Sozinha em seu apartamento, Katie abaixou a cabeça quando terminou de ler o diário encadernado em couro. Colocou-o sobre o banquinho de madeira ao lado da banheira. Então começou a soluçar. Sentiu o corpo estremecer. Jamais imaginaria o efeito perturbador que aquelas páginas poderiam ter sobre ela. A imagem de Suzana lhe veio à cabeça. Então pensou no pequeno Nicolas aos 12 meses de idade, com seus olhos azuis brilhantes. Por fim, visualizou Matt. Pai de Nicolas. Marido de Suzana. Ex-namorado de Katie. O que ela pensava de Matt agora? Não tinha certeza. Mas finalmente compreendia um pouco do que havia acontecido. O diário havia apontado pequenos traços do que ela precisava saber e lhe revelara segredos dolorosos de que talvez não quisesse tomar conhecimento. Num romance que vai se reconstruindo a cada revelação, James Patterson conta histórias de amor que surpreendem página a página. Com leveza e sensibilidade, ele entrelaça os destinos da mulher que saiu do interior para fazer carreira em Nova York, da médica que se refugiou em uma ilha em busca de uma vida tranquila e do poeta sensível e carismático que conquistou o coração das duas.

Autor: James Patterson

Editora: Arqueiro
Páginas: 224


O Diário de Suzana para Nicholas conta a história de uma editora literária chamada Katie Wilkinson. Ela está sofrendo, pois, terminou seu relacionamento com o poeta Matt Harrison, que tinham por volta de 1 ano juntos. Antes de sumir e deixa-la, Matt deixou um embrulho para Katie, e quando a mesma abriu encontrou um diário e um bilhete de Matt.



 "Meu bom Deus, permita que eu seja forte o bastante para enfrentar o que quer que aconteça agora.”  (Pág. 129)

























Diante disso, mesmo estando magoada, Katie começa a ler e é trazida para a história de Suzana, uma jovem médica que após passar por várias dificuldades em sua estádia em Boston, resolve se mudar e ir em busca de uma nova vida na ilha de Martha's Vineyard, onde ela vai se redescobrir  e até mesmo se conhecer melhor. Nessa ilha foi onde conheceu Matt, um homem divertido e inteligente pelo qual se apaixonou perdidamente e teve um filho chamado Nicolas.

"Coisas ruins acontecem às vezes, Nicolas.  Lembre-se sempre disso, mas lembre também que é preciso seguir em frente de alguma maneira.
A gente levanta a cabeça, olha para alguma coisa bonita, como o céu ou o mar, e segue em frente, caramba.” (Pág. 55).

Conforme Katie vai lendo, não consegue entender o porque de matt ter deixado esse diário lá, contudo porque ele quis faze-la sofrer mostrando como tinha uma familia feliz, e como ela tinha sido uma diversão em sua vida.
Katie descobre que Suzana era a mulher da vida de Matt e Nicolas. E o diário foi a maneira que Suzana encontrou para contar ao filho como conheceu o pai do menino, a relação entre eles, e como Nicolas foi esperado e muito amado.

" Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Vocês as coleciona, uma a uma, até que um dia olha pra trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido. Ao final daquele dia, eu teria o primeiro de uma série de lindos talismãs relacionados a Matthew Harrison.” (Pág. 38).

Gostei bastante da história, contudo é uma narrativa bem pesada. O autor pecou bastante por não mostrar a protagonista, não conseguimos ter um vinculo com ela, parece que ela é apenas uma espectadora assistindo a história de seu grande amor.

Senti falta de ter capítulos com o ponto de vista de Matt, pois ele é o que poderia explicar melhor essa história. Achei que ficou em aberto os sentimentos de Matt por Katie, não sabemos o que ele sente de verdade por ela, dá a entender que ela é apenas um refugio pra ele.

É uma história bonitinha, clichê, que nos emociona, é o primeiro livro que leio desse autor e confesso que esperava mais da história. James Paterson deixou a desejar em alguns pontos. Portanto, é uma história bonita, romântica, mas não é tão encantadora como poderia ter sido.

RESENHA ESCRITA POR: ANA CAROLINE ALVES

Nenhum comentário