[Resenha] Fogo e Sangue

Há algumas postagens atrás eu mostrei para vocês as diversas opções que nós (fãs/ órfãos) de GOT temos para matar a saudade e/ou conhecer de forma mais profundo o Universo que nos foi apresentado através da série e da Saga (incompleta) Crônicas de Gelo e Fogo. 

Resultado de imagem para fogo e sangue Para a minha alegria ganhamos o livro Sangue & Fogo - Volume 1 pela parceria com a editora Suma e por isso trago hoje até vocês um livro do Arquimeistre Gyldayn, transcrito por George R.R. Martin que traz a história da família Targaryen desde a regência de Aegon I (o Conquistador) até Aegon III (Desgraça dos Dragões). Então se acomodem bem em seus dragões e vamos lá! 
Autor: Arquimeistre Gyldayn, transcrito por George R.R. Martin 






Editora: Suma 
Páginas: 664 
Ilustrações: Doug Wheatley 



Sinopse: A arrebatadora história dos Targaryen ganha vida neste novo livro de George R.R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, série que inspirou a adaptação de sucesso da HBO, Game of Thrones. 
Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia. O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Qual é a origem dos três ovos de dragão que chegaram a Daenerys? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela. Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens em preto e branco assinadas pelo artista Dough Wheatley, Fogo e Sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor. 
Nos últimos anos os fãs de Game of Thrones vem esperando ansiosamente a conclusão da saga, porém nosso querido George R.R. Martin, como bom perfeccionista que é, vem demorando para concluir a série. Claro que temos que levar em consideração a complexidade do mundo criado por Martin e a quantidade de personagens com as quais ele lida. Além disso, temos que tentar entender a situação de pressão que o autor está vivendo e lembrar que não falta material complementar para nos ajudar a matar a saudade de Westeros. Apesar da demora em concluir a saga principal o autor continuou escrevendo/lançando contos, novelas e compilados sobre o universo o que aplaca um pouco a nossa curiosidade de saber o que vai acontecer ou já aconteceu no universo. Sendo assim em novembro de 2018 a editora Suma trouxe ao Brasil o volume 1 de Sangue & Fogo. Nessa edição George Martin conta para nós a história da família Targaryen, como eles tomaram os Sete Reinos e seu reinado desde então.  
O interessante desse livro é que o autor abandona completamente o seu tipo de narrativa descritiva e com pontos de vista diferentes para trabalhar com uma narrativa que simula um livro histórico! Logo na primeira página o autor deixa claro de que o livro conta com a história oficial dos Targaryen, tendo sido escrito pelo Arquimeistre Gyldayn da Cidadela e Vila Velha, mas o mais interessante é que ele se põe como quem transcreveu o livro! Pra fechar com chave de ouro o livro conta com ilustrações lindíssimas de Doug Wheatley! 
Agora se você, fã de GOT está começando a se contorcer pensando que o gordinho que amamos odiar parou de escrever Os Ventos de Inverno para escrever esse livro, relaxe.... Respire fundo! Na verdade, o autor já tinha escrito bota parte (se não todas) as histórias presentes nesse livro há anos atrás, antes mesmo de escrever As Crônicas de Gelo e Fogo, essa foi a forma que o autor encontrou para lançar seus escritos, nos possibilitar expandir o Universo de Westeros e conhecer os acontecimentos históricos que vamos tendo um gostinho através da leitura dos livros principais da Saga (através da fala da Velha Ama, conversas entre personagens e etc). 
Então se você quer saber um pouco mais sobre o que aconteceu com os Sete Reinos antes dos acontecimentos das Crônicas de Gelo e Fogo e apender um pouco mais sobre a família Targaryen e as outras grandes famílias, acredito que é um livro que vale à pena adquirir o exemplar, mas aconselho usar o livro como um material complementar, ou para consulta sobre os fatos históricos ocorridos na saga. 

Nenhum comentário