Salada Mista: Gêneros Literários

  
Olá, gente!
           
            Já faz um tempo que eu estou pensando em escrever sobre esse assunto, mas a oportunidade surgiu com minha necessidade de trazer para vocês um post sobre o gênero literário hot (aguardem) então pensei bem e decidi fazer um compilado simples sobre os tantos subgêneros que foram “lançados” no mundo editorial ultimamente, dessa forma acredito que ficaremos um pouco menos perdidos!

            Vamos começar? Aprendemos na escola (no meu caso há um tempo já) que existem três gêneros literários, são eles, Lírico, Épico ou Narrativa e Dramático, cada um tem uma característica própria. Nós vamos partir do princípio de que 99% do que lemos é narrativa e ela por sua vez tem subdivisões, são elas, Romance, Novela, Conto, Epopeia ou poesia épica, Fábula, Crônica e Ensaio, muita coisa para lembrar não é mesmo? Mas, é aí que entra meu verdadeiro objetivo, com o tempo a indústria editorial sentiu necessidade de criar novas divisões para “facilitar” a classificação etária, e hoje vamos conhecer um pouco melhor alguns desses subgêneros.





Chick Lits



A principal característica do Chick lit é a protagonista: que é do sexo feminino. Ela está, muitas vezes, tentando vencer (profissional e romanticamente) no mundo moderno. A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, suas histórias normalmente são bem humoradas e relatam o dia a dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divorcio, etc...









Distopia



Distopias têm início após a consolidação de um regime utópico. Os distúrbios do mundo contemporâneo são apenas velados pela suposta assepsia social. Em um dado momento eles explodem como a lava de um vulcão por longo tempo sufocado.

A maior parte das vezes as histórias são narradas por um protagonista ciente da realidade, porém mergulhado na ignorância geral. Os autores incrementam os enredos com elementos como o abuso da repressão material e mental, a utilização de entorpecentes e de robôs, e a exclusividade do saber, meios usados para oprimir diretamente a sociedade.






Fantasia


Fantasia é um gênero da ficção em que se usa geralmente fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos. Os acontecimentos e ações na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles possíveis na realidade, embora não seja regra. Em muitos casos, especialmente em trabalhos mais antigos, mas também em muitos modernos, isto é explicado por uma intervenção divina, mágica, ou de outras forças sobrenaturais. Noutros casos, como na chamada high fantasy, a história pode acontecer num mundo completamente fantástico, diferente do nosso, onde nele existe a magia, e as leis do mundo real nem sempre regem o mundo imaginário





Hot ou Erótico


A literatura erótica é o gênero literário que utiliza o erotismo em forma escrita, para despertar ou instruir o leitor sobre as práticas sexuais. As cenas sexuais podem ser realmente muito explícitas. Em sua maior parte, utiliza-se do gênero literário romance, embora alguns dos grandes clássicos eróticos estejam em forma de conto ou poesia. O erotismo é relacionado ao amor, a inspiração vinda do amor. Diferente do pornográfico, onde há um apelo ao lado sexual.










New Adult

Esta categoria concentra-se fortemente na vida depois que um indivíduo tornou-se maior de idade, e como se lida com os novos começos da vida adulta, muitos temas abordados na ficção adulta jovem como identidade, sexualidade, depressão, suicídio, abuso de drogas, abuso de álcool, lutas familiares, o bullying também são abordados em nova ficção adulta, entre outros assuntos, alguns exemplos comuns de problemas são: primeiro emprego, faculdade começando, casamento, noivados, famílias, amizades pós-ensino médio, alistamento militar, a independência financeira, que vivem longe de casa pela primeira vez, capacitação, perda da inocência, o medo de falha, e tantos outros. 





  
Sick Lits

     
       Sick lit são livros que apresentam gêneros mais pesados, com personagens que sofrem alguma doença como câncer, anorexia e depressão.
  














Suspense 



Thriller ou suspense é um gênero que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos. Existem alguns subgêneros, são eles, Thriller de conspiração, Thriller criminal, Thriller psicológico, Thriller tecnológico ou techno-thriller e Thriller político.





Young Adult

Abreviada como YA (traduz-se jovens-adultos), está ganhando conhecimento no Brasil e pode ser definida como Literatura para pessoas de 14 a 21 anos, apesar de ter muitos leitores de outras faixas etárias. Separa-se da literatura infanto-juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultos.










Fonte: normaculta.com, Wikipédia e infoescola


            Então, gostaram do post? É muito subgênero que existe não é mesmo? Esse post foi só para explicar um pouquinho, mas vamos trazer para vocês um por um, de maneira mais explicada, então fiquem ligadinhos aqui no blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhum post novo!

            Agradeço pela visita, Beijos e Até a Próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo