[Resenha] A Praça do Mercado - Jorge Sá Earp


LIVRO A PRAÇA DO MERCADO
Sinopse: As histórias de Jorge Sá Earp têm um sabor próprio, sofisticado, com um intertexto de referências explícitas ou ocultas – das artes plásticas, da música, do cinema, da literatura – e ao mesmo tempo a fluência de uma narrativa impecável, que conduz o leitor pelos cenários e diálogos como num filme. O autor transita com desenvoltura pelos mais diversos cenários, do grand monde ao submundo, desvelando amores improváveis ou impossíveis, e capturando com precisão os matizes e as sutilezas das relações humanas. Por trás de cada enredo, a prosa envolvente do autor é sempre um convite irresistível à leitura.

Autor: Jorge Sá Earp
Editora: 7 Letras
Páginas: 128


 Heey, pessoal!
 Quem tem dificuldade de ler livros extensos provavelmente se encontra em um livro de contos. <3
 São diversas histórias, personagens, ambientes e enredos todos em um lugar só!
Quando comecei a ler “A praça do mercado” confesso que não fiquei muito presa à leitura, mas com o passar das páginas algumas histórias me chamavam mais atenção do que outras, sendo alguns personagens mais interessantes, outros mais superficiais e alguns contos com desfechos que me deixaram um pouco frustrada por eu esperar mais, o que foi absolutamente culpa minha já que ninguém me prometeu nada. Hahaha


 Jorge Sá fez um trabalho magnífico em 128 páginas. Cada história tem um ambiente diferente e todos eles com detalhes tanto na descrição do local quanto na construção dos personagens. Cada conto tem suas particularidades e todos eles tratam de relações humanas. A impressão que tive é de estar caminhando por uma praça e ir ouvindo trechos do cotidiano das pessoas que estavam caminhando por ela. Nada de extraordinário, mas ao mesmo tempo genial exatamente por pegar histórias que podem perfeitamente acontecer com qualquer um acrescentar a medida certa de humor e drama para cativar o leitor.
 Particularmente o conto que mais me chamou a atenção foi o "Notas soltas". Nesse a personagem é uma famosa cantora lírica que em momentos de nervosismo começa a cantar! Em um dia aleatório, na escada de um banco um homem deixa uma mala se abrir e o que cai dela são nada mais e nada menos do que... NOTAS DE DINHEIRO! Depois ficamos sabendo que o homem é fã da cantora e o restante não vou contar, tem que ler!



 Para quem não gosta de páginas brancas, pode acrescentar esse título na lista! As páginas são amareladas e a fonte usada está na medida certa para oferecer conforto durante a leitura.
 Um livro bom para passar uma tardem desde que você não seja um leitor que precisa de grandes reviravoltas, suspense e intrigas.

 Contos que fazem parte do livro:



Classificação


8 comentários

  1. Muito obrigado pelos seus comentários, Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem ? O livro me parece ter um enredo interessante . Ótima dica .

    ResponderExcluir
  3. A sinopse parece interessante, nunca tinha ouvido falar desse livro. Vou procurar para ler :)

    www.edepoisdoclick.com/blog

    ResponderExcluir
  4. Pela sua resenha, o livro parece ser realmente muito bom. Fiquei de cara com essa capa, muito linda. Quero ler também

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Eu adoro ler livros de contos, pois são histórias curtas que faz entender mais, achei bem legal que o autor colocou temas variados...

    ResponderExcluir
  6. Livros de contos me encantam, acredito que eu iria gostar dessa leitura!

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa,

    Eu adoro livros de contos, então já fiquei bem interessada neste. Gosto de quando sinto que estou ouvindo uma conversa, isto ´´e algo muito positivo para mim em uma leitura. Adorei conhecer, dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, pelo que pude ler aqui o livro trás uma história daquelas que te prende até o fim, tipo aquele tipo de só vou ler mais essa página e dormir e quando ve já de manhã haha
    Adorei a indicação

    ResponderExcluir