[Resenha] Brilho Eterno - Edna Nunes

Olá galera!!
A resenha de hoje é sobre o livro Brilho Eterno da autora Edna Nunes. Eu já conhecia um pouco essa história, pois tive a oportunidade e o privilégio de fazer as primeiras impressões desse livro. Você pode conferi-la AQUI!
Vem conhecer a minha opinião completa sobre essa história?
SINOPSE: Aos 27 anos e sem muitas perspectivas de ser mais que uma dona de casa, Rafaela vive submissa às vontades de seu marido Marco. Um homem lindo e rico, mas vítima da Síndrome de Peter Pan e completamente obcecado por ela.         
Atraída pela curiosidade, Rafa entra num casarão centenário e lá conhece seu Zé. A afinidade é imediata, e eles estreitam laços de amizade de forma apaixonante e comovente.         
Ela decide romper com o passado e lutar por seus sonhos. De forma simples e objetiva, seu Zé lhe ensina que, nada acontece por acaso e que, apesar da vida parecer efêmera, seremos eternizados se fizermos algo de bom ao passarmos por ela.   
Mas o destino é cheio de armadilhas e a faz enfrentar, além de Marco, muitos outros obstáculos, que só a fortalecem, e a colocam frente a frente com a maior prova de que anjos existem e o homem de sua vida poderia ser um.
Ao entrar naquele casarão, Rafaela descobre que todos podem ter um brilho eterno.

Autora: Edna Nunes
Editora: Independente
Páginas: 358
Há um bom tempo que eu não me prendia em uma leitura como essa e eu pude aproveitar 100% dessa história, ela realmente me envolveu.
A história é sobre Rafaela uma mulher dona de casa, casada com um marido abusivo e que por um acaso, conhece o seu vizinho, um senhor de idade solitário que vive só com seu cachorro. Esse encontro faz com que a vida dos dois mude completamente e eles acabam se “adotando” como neta e avó de tão grande que é o amor e carinho que sentem um pelo outro, o que não agrada nem um pouco o marido da Rafa.
Marco, o marido abusivo e descontrolado, é claro, me deixou com ranço do início ao fim do livro. A maneira que a autora mostrou esse relacionamento abusivo foi muito verossímil. O marido foi criando uma trama que envolvia ela ao ponto dela só perceber os abusos quando já era tarde demais.
A personagem principal foi percebendo aos pouco a trama que estava se envolvendo e tentando se livrar aos poucos também. Marco tentava controlar toda a sua vida e a proibia de ver seu Zé mesmo quando ele precisava de cuidados, esse era um dos principais motivos da briga, ele não entendia o amor que tinham um pelo outro e não apoiava a Rafa em nada que tenha a ver com seu “vôzinho” ou sua liberdade.
Todos nós temos necessidades e somos os únicos com poder de decidir sobre elas. Se ele te amar, apoiará, ainda que não seja tão favorável. Se não apoiar, não te ama e, então, já vai tarde.

Seu Zé é um personagem encantador! Ele me lembra muito o meu próprio pai com sua sabedoria e me fez sofrer muito a cada emergência, a cada ida ao hospital... Que bom que em seus momentos de dificuldade ele teve a sua Fada (maneira carinhosa a que ele se refere à Rafaela) junto dele. Ele, apesar de ter tido uma vida sofrida com a perda do filho e da esposa, ele sabia aproveitar as pequenas coisas da vida e ver tudo de bom que ela tem para oferecer.
Todos nós podemos deixar algo para o mundo, não importa o quê. A vida só valerá a pena, se pudermos ser lembrados por algo bom que fizermos. Brilho eterno, não interno.
Os pais de Rafaela são muito compreensivos e apoiadores e torcem muito pela felicidade dela. A irmã dela, Rachel foi uma personagem que eu queria saber mais sobre ela e os “minos”, será que rola um spin-off?
Outro personagem que me cativou muito foi o Dante com todo seu carinho e compreensão com o seu Zé e com a própria Rafa, mas, todos dentro da história são bem humanos, passíveis a erros e o Dante não é uma exceção.
O final foi totalmente surpreendente, nunca em um milhão de anos imaginei ele, não vou falar mais sobre ele para não dar spoilers. Só adianto que vou correndo ler Íris Blue, uma outra história com personagens de Brilho Eterno após o final.

8 comentários

  1. Oii!

    Camila, eu não conhecia esse livro e fiquei animada para a leitura!! Estou super curiosa com esse final supreendente e espero que sua próxima leitura seja tão boa quanto essa heheh.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ani!! Menina o final é muito surpreendente mesmo, se prepara! KKKKKKKKKK

      Excluir
  2. Oi Camila.

    Gostei de conhecer este livro através da sua resenha e achei a história cativante. Até fiquei com vontade de lê-lo. Vou deixar a dica anotada. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii flor!!
      Siim, Super recomendo a leitura dessa obra! :)

      Excluir
  3. Olá,
    Parece ser um drama que tem seus momentos de angústia porém momentos de amizade. Gosto de ler dramas (mesmo fugindo dos que tem relacionamento abusivo) e me interessou bastante. Ainda mais quando você mencionou um final surpreendente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!
      Siiiim, extamante!!
      Coloca na sua listinha que você não vai se arrepender! :)

      Excluir
  4. Oi, Cá.
    Deu para perceber que você gostou bastante dessa leitura.
    Não é bem o tipo de história que estou procurando no momento (estou fugindo de dramas na quarentena), mas vou anotar a dica para uma outra hora!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Camis!!
      Entendo =/
      Mas pra frente, quando você achar uma hora melhor, leia essa obra, super recomendo.

      Excluir