[Reflexão] "Em 2021 eu prometo..."

 

 Todo começo e fim de ano as pessoas costumam fazer aquele balanço sobre as coisas que fizeram e que gostariam de fazer, mas... Sou só eu ou nos últimos tempos a busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas andam se intensificando para além nas promessas de fim de ano?

 Seja em séries, livros ou filmes cada dia mais está em evidência opções que trazem inspiração, motivação e ajuda para aguentar aqueles momentos de cansaço onde precisamos dar uma respirada mais funda e pensarmos “Ei, talvez exista esperança no mundo no fim das contas”.

 Confesso que eu era uma pessoa extremamente preconceituosa com coisas que envolvessem terapia ou todos esses discursos motivacionais. Honestamente? Para mim eram apenas pessoas e mais pessoas tentando ganhar dinheiro em cima da falta de esperança de outras pessoas.

 Não sei se é pelo tempo que estamos vivendo ou se foi o amadurecimento que bateu, mas passei a olhar para essas questões com novos olhos.

 Obviamente, como tudo na vida e no mundo sempre vai haver a parte que se aproveita e a que deve ser descartada, e vai ter também as coisas que combinam com a gente e as que não combinam.

 E foi com esse pensamento que resolvi trazer essa lista com alguns filmes que de alguma forma contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

1 – Coach carter – Treino para a vida

   Mais um dos baseados em fatos reais, esse com Samuel L. Jackson. O filme mostra que as vezes é necessário outra pessoa acreditar em nosso potencial e ir contra tudo e todos para que as coisas mudem.

 

Sinopse: Em 1999, Ken Carter retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, aceitando se tornar o treinador do time de basquete para colocá-lo em forma. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra.


 2 – Um senhor estagiário


Juntando Robert De Niro e Anne Hathaway acho que não tinha nem opção de dar errado. O filme é uma completa fofura e até uns meses atrás, estava no Top 10 da Netflix. Vale a pena conferir e refletir sobre nunca ser tarde para irmos atrás de novos desafios.


 Sinopse: Começar um novo emprego pode ser um grande desafio, especialmente para alguém aposentado. Tentando voltar ao mercado de trabalho, o viúvo Ben Whittaker, de 70 anos, aproveita a oportunidade para se tornar um estagiário sênior em um site de moda. Ben logo se torna popular entre seus colegas de trabalho mais jovens, incluindo Jules Ostin, a chefe e fundadora da empresa. O charme, a sabedoria e o senso de humor de Whittaker o ajudam a desenvolver um vínculo especial e uma bela amizade com Jules.

3 – Escritores da liberdade

 Esse aqui é um dos meus queridinhos. Fiz a resenha completa dele aqui.

 

Sinopse: Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.

 

4 – Até o último homem


 Mais um para a lista dos baseados em fatos reais, esse filme me inspirou a acreditar mais nas minhas crenças independente do que os outros acham. Por que as pessoas tendem a desmerecer tudo aquilo em que não acreditam? E o mais importante, por que você deve deixar suas ideias de lado pelo que os outros pensam?

 

Sinopse: Em Até o Último Homem, durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

 

5 – À procura da felicidade


 
Um dos meus favoritos do Will Smith, o filme foi inspirado na vida de Chris Gardner, um morador de rua que se tornou um grande empresário. Acho que só não quebra o coração de quem não tem. Uma história de superação incrível!

 

Sinopse: Chris enfrenta sérios problemas financeiros e Linda, sua esposa, decide partir. Ele agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de 5 anos. Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão.


 E você? Tem algum filme ou livro que te sirva de inspiração que não apareceu aqui na lista? Comenta aqui e deixem dicas pra gente!

 Que 2021 seja um ano de bons resultados!

 

Nenhum comentário