[Resenha] A Garota do lago - Charlie Donlea

    Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado.
    Autor: Charlie Donlea
    Editora: Faro Editorial
    Páginas: 296.

         As montanhas de Summit Lake foram palco de um arrasador acontecimento. Cidade pacata, onde não havia sido registrado nenhum caso de assassinato ainda, foi surpreendida quando na noite de 17 de fevereiro de 2012 uma jovem é encontrada morta dentro de sua casa à beira do lago. Vinda de Miami, Kelsey Castle é jornalista de uma grande revista e está em busca de desvendar o passado de Becca Eckersley, a jovem estudante de direito assassinada. Passado esse que vem sendo obscurecido tanto pela família quanto pela polícia que está cuidando do caso. 



            A história se alterna entre o passado contando a história de Becca, traçando os quatorze meses anteriores da sua morte, e o presente com Kelsey, que vai a Summit Lake para tentar sair da turbulência de sua própria vida, assombrada por um acontecimento recente que a marca. O primordial nesse caso é o quanto a polícia tenta esconder as lacunas desse crime, com um pai preocupado com a honra da família, e Kelsey vai ter que caminhar as escuras se esquivando de um aparente roubo violento que teria vitimado Becca, a teoria oficial da polícia.

            Donlea tem características bem peculiares de desenvolver a trama, que aparentemente não apresenta segredos ou extremos de tensão, mas envolve de uma forma aconchegante para o clímax. Os mais atentos ficam com uma pulguinha atrás da orelha desde o início, mas isso não quer dizer de forma alguma que se trata de um enredo previsível.


            


              Becca tem facilidade em envolver os homens que a cerca. O primeiro capítulo narrado se trata do acontecimento que culminou na sua morte e apresenta um fator imutável: quem a assassinou foi um homem. Encaminhar com Kelsey dentre os segredos de Becca é instigante, já que ela nos demonstra quais são os meios que ela utiliza para chegar aos dados que precisa de forma concreta, sem contar com a lógica abstrata que as vezes cerca romances como o de Poirot (da Autora Agatha Christie) ou de Sherlock Holmes (de Arthur Conan Doyle).

               A medida que os personagens são apresentados, o amigo de Becca que é apaixonado por ela, o ex namorado que está sempre por perto, o ex professor carente que a ronda, o pai a procura de evitar escândalos e o namorado escritor de discursos políticos, é desperto no leitor o instinto de caçar lacunas. Como especulado pelo delegado municipal, um crime como aquele só poderia ter sido colocado em prática por dois tipos de sentimento: Ou era alguém que a odiava, ou alguém que a amava.

                O desfecho é colocado com um pouco de ação e extrema tensão, conhecendo de perto os motivos que rondam o crime. Kelsey vai de encontro ao final de suas investigações e poderá, enfim, escrever o seu artigo que conta a verdade sobre o assassinato de Becca Eckersey.
    
      "Mas descobrir um segredo jamais é a chave. Descobrir por que um segredo é um segredo é o que leva a algum lugar." (Pág.106)
    


            Além de "A Garota do Lago", Charlie conta com "Deixada para Trás", "Não Confie em Ninguém", "Uma mulher na escuridão" com essa pegada instigante carregada de suspense e tensão.

            Afora as capas belíssimas, hoje a Amanda Mendes nos presenteou com o seu trabalho fotográfico nessas lindas cenas que ilustram nosso livro. (Insta da Amanda: @nanda_lima22k)

Um comentário

  1. Eu estou ensaiando para ler esse livro!
    é um livro 8 ou 80 né? Vejo muitos amarem e outros odiarem rs!
    Mas to quase quase comprando rs!
    Beijinhos
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir