Com capítulos curtos com títulos diretos e de temas importantes, Djamila discorre um pouco sobre a origem do racismo, nos apresenta as consequências desse mal e indica leituras sobre o tema. Em "O Pequeno Manual Antirracista", Djamila mostra de forma prática e direta soluções e levanta questionamentos que devem ficar presas nas nossas cabeças para que assim possamos questionar e mudar a atual situação.
Autora: Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 136
Sinopse:Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.
Em minha última publicação aqui no blog (Black Lives Matters) eu trouxe uma lista de livros, séries, filmes, documentários e mídias sociais para quem, assim como eu, está na jornada de aprender um pouco mais sobre a negritude e os problemas do racismo. Sendo assim, resolvi fazer algumas resenhas sobre alguns dos materiais que trouxe naquela publicação e com materiais que sejam relacionados.
Como primeira postagem, escolhi um livro da Djamila Ribeiro, grande nome e voz na luta Antirracista e do Feminismo Negro. Djamila é pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela é conhecida pelo seu trabalho como ativista na internet e em sua coluna na Folha de São Paulo. Recebeu vários prêmios, entre eles Melhor Colunista no Troféu Mulher Imprensa (2018), está entre as 110 pessoas mais influentes do mundo abaixo do 40 anos (segundo a ONU) e foi escolhida como “Personalidade do Amanhã” pelo governo francês (2019). Além disso, é idealizadora e coordenadora do Selo Sueli Carneiro, em que publica alguns livros junto com outros estudiosos.
Para introduzir essa feminista negra e maravilhosa, resolvi resenhar esse livro curtinho dela, que tem como objetivo introduzir de forma explicativa o racismo, abrir os olhos de quem tem privilégio social, indicar formas de combater e outras leituras sobre o tema.
Em suas 136 páginas, Djamila passa de forma rápida, mas certeira, por alguns dos principais pontos do combate ao racismo e, como boa pesquisadora e estudiosa que é, a autora apresenta ao leitor um leque de novos livros, textos e estudiosos. Com títulos diretos e escrita didática, Djamila discorre em cada capítulo sobre os males do Racismo e chamando o leitor a perceber seu papel nesse ciclo.
Para quem tem interesse, Djamila possui um canal no Youtube e um perfil no Instagram em que conversa com outros estudiosos sobre temas como Colorismo, Lugar de Fala e Racismo estrutural.
Nenhum comentário