Uma leitura extremamente densa e que divide opiniões.
Sinopse:
"O novo livro de J.K. Rowling, autora da aclamada série Harry Potter, que vendeu mais 450 milhões de livros pelo mundo, conta a história de Pagford e seus habitantes, que, após a morte inesperada de Barry Fairbrother, membro da Câmara do vilarejo, fica em choque. Pagford é, aparentemente, uma pacata cidade inglesa com tudo o de mais comum e organizado que pode haver, mas o que está por trás da fachada bonita é uma cidade em guerra - uma guerra de classes, credos, gerações e interesses. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com seus maridos, professores em guerra com seus pupilos… Pagford não é o que parece ser. O assento vazio deixado por Barry no conselho municipal logo se torna o catalisador para a maior guerra que a cidade já viu. Quem triunfará em uma eleição repleta de duplicidade, paixão e revelações inesperadas?"
Morte Súbita trata-se do livro escrito por J.K. Rowling, o primeiro após a famigerada série Harry Potter. Enredo totalmente adverso ao da primeira escrita, J. K. Rowling demonstra que sabe muito bem escrever para o universo adulto.
O enredo perpassa a história de um vilarejo chamado Pagford, composto por cidadãos e seus aspectos individuais. A leitura se inicia com a inesperada morte de Barry Fairbrother e a perspectiva da necessidade de se colocar alguém em seu lugar dentro da política municipal. Barry era conhecido por dar aulas de remo e ter uma defesa extrema por um bairro conhecido pela criminalidade e vícios. Pela sua defesa, era odiado ou aclamado, tendo quem o visse com bons olhos ou como inimigo.
O livro apresenta um leque de vários personagens e certa dificuldade de engrenar por completo na história. Trata-se de uma massante leitura inicial, mas necessária, para compreender como se desenvolve as relações no vilarejo.
Alguns nomes como Miles, rival de Barry e nome cotado para substituí-lo, Samantha, mulher de Miles, Kay, Gavin, Kristal, Parminder, Andrew, Gaia e outros são os protagonistas dessa história de hipocrisia, vícios, bullying, fatos que são jogados no ventilador, morte e dor que compõe a narrativa que necessita de um olhar crítico do leitor, maturidade e envolvimento completo.
Não é a toa que muitos desistem no início e muitas críticas são levantadas, mas quem realmente busca o final se sente surpreendido e instigado a considerar uma história com grande peso e que vale a pena ser lido. O final é esmagador e emocionante, traz intrigantes questões e serve para ampliar a visão de mundo, retirando o estrado de nossos pés se achamos que a basta somente nossa vidinha perfeita.
O maior de todos os personagens, na minha opinião, trata-se da menina Kristal. Moradora do bairro problemático e aluna de Barry nas aulas de remo, tem as minúcias de sua vida contada, trazendo a confrontante narrativa da mãe drogada e uma vida sem rumo nem esperanças.
Não inicie essa leitura se compreende que não apresenta conformidade psicológica para tal, pois trata de uma dolorosa aplicação da realidade e deve ser compreendido com a já citada maturidade.
Nenhum comentário