Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Número de Páginas: 336
Sinopse
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.
“Sempre achei que os melhores filmes são aqueles que terminam e deixar no ar os futuros acontecimentos, para que possamos inventar por nós mesmos a continuação. Minha vida é assim. Não sei como serão meus próximos capítulos, mas posso imaginá-los e tentar vivê-los o mais fielmente possível ao roteiro que eu mesma vou criar.”
Bom, se eu pudesse resumir os livros da Paula Pimenta em uma palavra diria infância. Pois foi através da Paula que comecei a me apaixonar por livros e pela leitura em si. Me encantei com sua escrita de primeira e não parei mais.
O livro é narrado em 1 pessoa, pela Fani uma menina de 16 anos que mora em Belo Horizonte. Paula Pimenta com sua escrita cativante nos introduz ao dia a dia dessa Adolescente, nos mostrando as primeiras paixões, amizades, inimigas do colégio, trocas de bilhetinhos, sua preocupação com notas e a aprovação, sua paixão pelo professor de biologia e a percepção que o amor da sua vida estava bem ao seu lado esse tempo todo.
A Fani é uma menina encantadora, meiga, ama cinema e faz coleção de filmes. Tem duas melhores amigas, Gabi e Natália. E a amizade das duas vai lembrar muito a gente com os dramas do dia a dia. Elas são personagens secundárias incríveis.
Do outro lado temos o Léo, melhor amigo da Fani. É um personagem tímido, fofo, ama musicas, se dá bem com todos da sala, animado. Ele é muito carinhoso, sempre se preocupando com a fani. Amei acompanhar os dois, são muito bonitinhos.
Achei muito legal a ideia de escrever um trecho de filme em cada capítulo, a escrita é leve. Me identifiquei demais com os personagens, exemplo: A Fani é super caseira, prefere ficar em casa assistindo um filme, e eu realmente sou fã dela por isso rs.
“Começou a chover de novo. Pelo menos isso. Enquanto o tempo estiver ruim, eu não preciso sair. Não sei quem sancionou essa lei de que meninas de 16 anos são obrigadas a sair todos os dias do final de semana. Se eu estou a fim de ficar em casa, com meus DVDs, meus livros ou simplesmente fazendo nada, a minha família já pergunta se eu estou doente. Pior do que isso. Passam-se cinco minutos e as minhas amigas começam a aparecer ou telefonar, como se o fato de eu ter dito que queria ficar em casa tivesse sido uma espécie de brincadeira.”
Super me identiquei rs. Recomendo o livro é muito bom e até as próximas. Beijos
Nenhum comentário