[Resenha] Trono de Vidro - Sarah J. Maas


 


Sinopse: "A magia há muito abandonou Adarlan.  Um perverso rei governa, punindo impiedosamente as minorias rebeldes. Mas tudo pode mudar quando uma assassina é chamada para o castelo. Em Trono de vidro, Celaena tem uma perigosa missão que pode lhe garantir sua tão sonhada liberdade ou ser a sua sentença de morte. Aos 18 anos uma prisioneira está cumprindo sua sentença. Ela é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças, a sentença de morte é iminente, mas a jovem recebe uma proposta inesperada: representar o príncipe em uma competição com lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino."




Autor: Sarah J. Maas.
Páginas: 392.
Editora: Galera.

    Em Endovier, uma prisão para escravos, forçados à trabalhar nas Minas de Sal, Celaena vive o cotidiano áspero da falta de alimentação adequada, más condições de higiene e sonhos perturbadores que permeiam seu sono. Os gritos são comuns, de escravos sendo punidos por capatazes à primeira necessidade de parar para descansar. Ali, o destino de todos é a morte e é isso que Celaena espera.

    Contudo, chega uma comitiva diferente à Endovier. O Príncipe de Adarlan, Dorian Havilliard, veio em busca da assassina escravizada para que ela entrasse em uma competição que o Rei estava promovendo em busca de um campeão que pudesse trabalhar para ele. Sem pretensões melhores, diante das condições em que vive, a já famosa por suas habilidades como assassina, treinada por Arobynn Hamel, Celaena aceita a proposta do Príncipe.

    Já no palácio de vidro, ela fica diante do Rei de Adarlan, este que dizimou a terra que ela vivia e outros reinos vizinhos. Apesar disso, ela aceita passar pela competição em nome da sua liberdade e vai ter que lidar com os outros competidores e descobrir por que assassinatos andam ocorrendo entre os corredores antes que ela seja a próxima vítima.




Capa da Série <3


    Confesso que de início da narrativa foi bem confusa para mim, já que se inicia com a protagonista em Endovier, sem muitas explicações do por que ela está ali. Porém, logo tudo ficou mais claro e até mesmo bem simples. É comum na narrativa de Sarah deixar para explicar alguns pontos somente quando ela julga mais adequado, tornando a história até mesmo mais instigante.

    Celaena é uma protagonista forte, com temperamento ousado e que cativa os que estão próximos pela lealdade. Ela conhece Dorian, o príncipe herdeiro de Adarlan, e Chaol, o capitão da guarda que a auxilia em seu treinamento. Eles são os mais confiáveis dentro de uma corte regida por falsidades e medo.

    Além disso, todo o enredo de Sarah tem o foco na presença marcante de um Rei com maldade além do normal, que domina o seu povo por meio da escravidão e assassinato dos opositores. Naquele local, Celaena conhece Nehemia e se tornam amigas, uma princesa de um povo que vem sendo escravizado e permeia o castelo tentando lutar pelo seu povo.

    A narrativa de Sarah é leve, em um mundo ainda marcado pela magia, mesmo que o Rei tenha tentado destruí-la. As lutas, comuns nesses gêneros literários, são o tanto de ação necessária para desenvolver uma história fluída, com muitas revelações e permeada de mistérios. A protagonista pode até me irritar um pouco as vezes kk, com sua mania de achar que só ela é capaz de fazer as coisas, mas até mesmo as sensações que são despertadas são um clímax para este livro.

Nenhum comentário