[RESENHA] Felicidade Clandestina - Clarice Lispector

 

NOTA:

Hoje, dia 10 de dezembro de 2020, seria comemorado o centenário de Clarice Lispector. Nossa diva da Literatura faria 100 anos, minha gente! Mas ela infelizmente nos deixou, há 43 anos, um dia antes de completar 57 anos, vítima de câncer.

Clarice nasceu na Ucrânia, enquanto seus pais, judeus russos, fugiam do antissemitismo resultante da Guerra Civil do país. Foi criada no Recife, em Pernambuco, no Brasil. Casou-se, teve filhos, tornou-se uma das figuras mais influentes no Modernismo Brasileiro e deixou como legado uma extensa obra literária.

Em homenagem ao centenário, o Garotas Devorando Livros trouxe à luz a resenha de uma de suas obras mais emblemáticas: “Felicidade Clandestina” (publicado em 1971), analisando mais atentamente o conto de mesmo nome.

Esperamos que gostem! Não se esqueçam de deixar um comentário gentil no final da página. Responderemos a todos.

Salve Clarice!



SINOPSE de “Felicidade Clandestina” (Para ler o livro na Amazon, clique aqui):

 

Nesta coletânea de vinte e cinco textos reúnem-se alguns contos e crônicas publicados nos livros “A legião estrangeira”, “Para não esquecer” e “A descoberta do mundo”. Temas caros ao universo clariceano estão presentes neste livro: a relação mágica com os animais, a descoberta do outro, as inúmeras possibilidades de se escrever uma história, a presença do inesperado no cotidiano previsível. Nos textos de cunho autobiográfico é possível flagrar, por exemplo, momentos da infância marcados pelos sentimentos mais diversos; da euforia das descobertas ao choque das frustrações, como em “Restos do carnaval” ou em “Cem anos de perdão”.

 

Autor(a): Clarice Lispector

Editora: Rocco, 1998.

Páginas: 160 páginas

[Resenha] Não faça barulho! - Nathany Teixeira e Tici Pontes

Olá, devoradores!

 Ando um pouco sumida, mas as leituras não param!

 Hoje trago pra vocês a resenha de um romance policial que temos o orgulho de dizer fazer parte da nossa literatura brasileira!

Sinopse: Cristian Vidal é um homem centrado. A completa dedicação à sua carreira o tornou um dos melhores delegados do distrito. Sua vida é dividida entre o trabalho e o filho de sete anos que cria com a ajuda da mãe. Tudo corria perfeitamente bem até que vários infanticídios começaram a acontecer e a vida de Cristian, antes tão bem controlada, virou de cabeça para baixo de uma forma que ele jamais poderia imaginar.

Natália Aguilo é uma policial civil que se vê envolta em uma investigação criminal, onde um assassino em série anda matando mulheres de forma vil e cruel.
Casada e com um filho para criar, ela se vê presa em um caso que irá surpreendê-la, mas da pior forma possível.

O tempo passou, mas a dor que assola o coração de Cristian e Natália não. Agora, uma série de assassinatos macabros entrelaça a vida desses dois, unindo-os de uma forma que eles jamais poderiam esperar.

Após cada um vivenciar uma tragédia pessoal, terão que enfrentar juntos seus temores para capturar um monstro que parece estar sempre um passo à frente.

 Autor: Nathany Teixeira e Tici Pontes

 Páginas: 296

[Resenha][Séries] Gran Hotel

 



SINOPSE: Para descobrir a verdade por trás do misterioso desaparecimento de sua irmã, um jovem se infiltra no hotel onde ela trabalhava e inicia uma investigação.

 

Criação: Ramón Campos,Gema R. Neira

Plataforma: Netflix

Temporadas: 3 (Série finalizada)