[RESENHA] CIDADES DAS CINZAS - CASSANDRA CLARE

Olá gente!

            A resenha de hoje é sobre o livro Cidade das Cinzas o segundo livro da série Instrumentos Mortais da titia Cassandra Clare. Para quem não leu minha resenha sobre o primeiro livro clique AQUI. Para quem já está no segundo livro continue lendo!



Sinopse: No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca mais será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad boy não ajuda em nada quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace são só uma forma de chamar atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério?


Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 406



            Em Cidade das cinzas subi mais um degrau para amar a série como eu amo hoje, lembro que na época eu fiquei muito feliz de constatar que Instrumentos Mortais estava em uma crescente. Todo mundo já deve conhecer a maldição da continuação quando o primeiro livro é foda e o segundo da uma derrapada considerável. Acho que como não achei Cidade dos Ossos tudo isso não esperava grande coisa da continuação, mas tive uma bela surpresa.





            Acredito que eu ter gostado tanto desse livro se deve ao fato dele não ter sido totalmente focado na Clary, Cidade das cinzas deu espaço para que conhecêssemos melhor outros personagens e por conta disso foi mais fácil me envolver na história, pude escolher em quem me apegar e não me senti obrigada a adorar a protagonista, que (dou o braço a torcer) teve uma evolução considerável e mesmo me irritando em alguns momentos subiu mais um degrau na escadinha do meu coração. Jace é o ponto alto desse segundo livro, sua personalidade e história foram melhores exploradas, o que me fez gostar ainda mais do personagem que não perdeu sua maneira petulante e egocêntrica de ser. Outro que entrou na minha lista de queridinhos a partir desse livro foi o maior feiticeiro que você respeita, ele mesmo Magnus Bane, gente é tanto amor que vocês não fazem ideia e eu não sei explicar. Bane participou de 70% da narrativa trazendo junto com ele o Alec que a princípio era um personagem sem muito carisma e bem babaca, mas se mostrou muito corajoso, leal e apaixonante, confesso que fiquei bem assustada com a rapidez que ele subiu no meu conceito. Outros personagens que merecem ser citados é a Isabelle que se mostrou ainda mais corajosa que em Cidade dos Ossos, extremamente justa e com um senso de lealdade e de família sem igual, já Simon não é meu personagem preferido, ele me irrita bastante na verdade a mania de todos acharem que ele é fraco e indefeso faz dele em alguns momentos um pouco patético, mas uma mudança em sua história tirou o personagem da minha lista negra, mas isso é só nos próximos livros.


            Da para perceber que o foco maior desse livro é a família e a forma como a Cassandra trata disso me deixou tão interessada que foi difícil abandonar a leitura por qualquer motivo (até mesmo comer). Posso dizer que ela mostrou que não precisam existir laços sanguíneos para ser uma família e que o importante mesmo é o amor, tanto que a Clary em um determinado momento da narrativa diz que Luke é seu verdadeiro pai, pois ele a criou e amou como uma filha. Ao mesmo tempo em que Jace não consegue amar Clary como irmã mesmo partilhando do mesmo sangue, já Isabelle ocupa esse espaço na sua vida e no seu coração, assim como Alec e Max. Além de toda essa sutileza em dizer que sangue não é o que de fato faz uma família, o livro mostra que nenhuma é perfeita e que por vezes alguém que amamos nos chocam ou nos machucam.

            A qualidade de escrita da Cassandra melhorou consideravelmente nesse livro, a narrativa continua em terceira pessoa, o ritmo também teve uma acelerada em comparação com o primeiro e isso me agradou muito, pois facilitou minha leitura e eu achei mais envolvente. A minha capa é holográfica, a diagramação está muito boa, as folhas são amarelas e de boa gramatura. A Galera laçou capas novas e eu estou doida para comprar, pois são lindas de morrer, não que a original não seja, mas putz... Essa edição é linda de mais e as lombadas casam formando uma imagem (fica a dica marido).


            Antes de terminar essa resenha quero levantar o assunto Clave, não gosto do alto escalão deles, assim como tudo que da errado nessa vida eles acham que os shadowhuntes são superiores aos outros povos, fica claro ao longo da narrativa que são implacáveis e arcaicos o que me deixou BEM irritada, suas decisões não incluem o todo, eles as tomam com base unicamente no que é melhor para eles e fim, não pode existir tal poder, ninguém tem o direto de ser tão poderoso, mesmo que seja sua responsabilidade “tomar conta” do mundo. Não sei se tudo isso é coisa da minha cabeça ou foi intencional para uma reflexão, mas prevejo uma desconstrução, acredito que toda forma de governo é falha e que é preciso ter mudanças, as coisas já começaram a mudar de fora para dentro nesse livro, antes de “salvar” o mundo a Clave precisa mudar sua forma de enxergá-lo.



            Minha consideração final é para que leiam a série, procurem enxergar o mundo maravilhoso criado por trás dos personagens, essa é uma fantasia muito rica, muito bem feita e merece ser lida considerando todos os pontos e não apenas a história principal, que está melhorando bastante por sinal. Estou bem feliz de ter continuado com a leitura, hoje consigo enxergar de uma maneira diferente da época que eu li pela primeira vez e isso é maravilhoso, descobrir coisas novas em uma história já conhecida. Logo, logo eu volto com a resenha do próximo livro da série, fiquem ligadinhos aqui e nas nossas redes sociais para não perderem nenhum post e não se esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários.

Classificação: 4 estrelas


            Beijos e até a próxima!





11 comentários:

  1. Ola
    Sou suspeita ao comentar sobre essa série porque ela é uma das minhas preferidas. E Cidade das cinzas é um dos meus títulos preferidos, se bem que todos são ótimos rs, sempre recomendo muito. Adorei poder conferir as suas impressões a respeito, e fico feliz que tenha curtido a leitura! Essa fantasia é incrível né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Infelizmente essa série não rolou para mim. Apesar de achar o mundo muito legal, os personagens não me cativaram e eu abandonei esse livro na metade dele. Mas enfim, quem sabe daqui uns anos eu não leia e goste como você? Hahaha.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Confesso que não curto muito Cassandra Claire, não pelas obras dela, já que só li fanfics de Harry Potter na época em que ela ainda escrevia fanfic. Mas ainda não consegui ter aquela mega vontade de ler essa série nem qualquer outra obra da Cassandra. Um dia eu ainda consigo. rsrs
    Espero que vc continue curtindo a série!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Nunca li nada da Cassanda,mas só ouço elogios aos seus livros,confesso que por ter medo de me apegar a series e tal,acabo deixando pra lá e não lendo.Uma coisa que me chamou atenção no que você disse foi a questão de não precisar ser da familia pra querer bem,é maravilhoso livros que trazem de alguma forma essa mensagem de amor
    Gostei muito da sua resenha,deu pra perceber o quanto você gostou da leitura
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tentei ler o primeiro livro desta série e não passei da página 30, então, nunca mais tive interesse em ler mais nada da autora. Acho as capas muito caprichadas e sei que existem muitos fãs, mas realmente não é pra mim.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Já conhecia o livro, mas confesso que nunca tive tanto interesse. Que ótimo que esse livro te surpreendeu e que a qualidade da escrita da autora, melhorou. Realmente isso é notável quando acompanhamos a carreira do autor. Adorei poder conferir sua resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Eu amo essa série. E tenho o box da edição nova, ganhei de presente (momento ostentação literária).
    Mas só a li uma vez, o que considero um horror. Você me deixou com vontade de ler a série toda novamente e com certeza pretendo fazer isso em breve.
    Gostei que você destacou para as pessoas não focarem tanto na história principal, que tem muito mais no livro. E é isso mesmo, e a cada leitura, sempre vamos descobrir coisas novas.
    E eu também achei incrível ver a escrita da autora evoluindo a cada livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Essa é mais uma entre tantas séries que tenho curiosidade em ler, mas ainda não tive a oportunidade. Conheço o enredo geral da série e tenho vontade de ler, mas só não sei quando vou conseguir rs Bexitus!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Pensa em uma série de sucesso... sem duvidas essa é um exemplo incrivel. Não sou uma pessoa muito adepta a fantasia, por conta disso nao tive a oportunidade de ler esse livro e pra falar a verdade nem sei se gostaria apesar da curiosidade, mas gostei muito da sua resenha e resenhe o proximo sim, será um prazer vir ler.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Eu amo essa série, e morro de vontade de reler porque faz muito tempo que li esses livros.
    O legal é que Cassandra vai evoluindo mesmo a sua escrita, e deixa a gente conhecer melhor todo aquele universo, o lado bom e o lado ruim dele.
    A única coisa que não gosto desse livro é o triângulo Claire-Simon_Jace, porque eu não gosto de triangulos kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu amo essa série, então sou muito suspeita para comentar hahaha Eu acho que dá para ver realmente esse crescimento na escrita da Cassie, sem falar que a maneira que ela aborda família também é muito importante. Eu sempre vou indicar essa obra série para todos, é de longe uma das melhores que já li.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo