[Resenha] Cidades dos Ossos - Cassandra Clare



Olá gente!


Vou resenhar para vocês hoje Cidade dos Ossos o primeiro livro da série Instrumentos Mortais, esse mesmo que já está por ai há muito tempo, mas relembrar é viver não é mesmo?



SinopseUm mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Um grupo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 462



Quando eu li esse livro a série estava no auge (ainda está, já que tia Cassandra não para) na época eu procurei muitas resenhas, promoções até que quando estava para sair o filme eu tomei vergonha e peguei o livro para ler, isso foi em 2013, sim faz muito tempo, mas o universo shadowhunters ainda está em movimento e eu quero dividir com vocês o que eu achei de cada livro até agora, então teremos todos eles resenhados, talvez minha opinião hoje seja um pouquinho diferente da que eu tive em 2013, mas não vou deixar que minha visão geral da história afete o que eu achei de cada livro individualmente, então podem esperar uma resenha sincera.




Eu demorei em terminar a leitura, lembro que precisei parar no meio e ler um “livro do respiro” para me ajudar, mas não me arrependo de ter sido perseverante e lido até o final, até porque hoje sou doida pela história. O problema é que eu esperava muito, só tinha lido resenha falando maravilhas e isso deixou minhas expectativas bem altas e quando é assim fica fácil se decepcionar.


Para quem não conhece, o livro conta a história da Clary uma menina com uma vida normal, que vive com a mãe e é cercada de muito cuidado (até de mais para uma adolescente). No seu aniversário ela vai com o melhor amigo Simon a uma boate chamada Pandemônio e sua vida vira de cabeça para baixo quando encontra três jovens estranhos que matam um cara e ninguém no local parece ver a cena e o mais assustador é que o corpo some sem deixar vestígios diante de seus olhos. Depois do acontecimento Clary não consegue tirar os jovens da cabeça, mas segue sua vida normalmente, ou tenta seguir, até que um dia um deles aparece para conversar e explica que faz parte de uma raça nefilin que se chamam Caçadores das Sombras, grupo esse que protege os “mundanos” de seres sobrenaturais, principalmente demônios, nesse meio tempo a mãe dela é sequestrada e ela se vê jogada nesse mundo e descobre que mãe guardava muitos segredos e que sua vida sempre foi uma grande mentira.

O mundo criado pela Cassandra é magnífico, tanto que estou pensando em fazer post apenas sobre isso. Mas infelizmente nesse primeiro livro eu não consegui me conectar com os personagens e me aprofundar na história como deveria. Os personagens são bem construídos e possuem características próprias e personalidades distintas, mas infelizmente não conseguir gostar tanto deles, parecia que tinha uma parede de vidro entre eu e a história que me impossibilitava de sentir realmente.


            Eu prometi sinceridade certo? Então lá vai, nesse primeiro livro eu não gostei muito da Clary, a imaturidade e imediatismo da protagonista me irritou em alguns momentos, porém ao mesmo tempo sua coragem de enfrentar tudo de cabeça erguida e ir em busca de seus objetivos mesmo estando completamente perdida soma alguns pontos a seu favor e me fez acreditar que ela poderia evoluir ao longo da história. O Jace por sua vez é muito cheio de si, eu adoro um bad boy e não nego, a personalidade dele me agrada muito. Forte, focado, sarcástico etc... De tudo, o que eu mais gosto nele é que o menino é completamente apaixonado por si mesmo, coisa que pode parecer ruim, mas faz dele muito engraçado. A medida que a Clary começa a ganhar seu coração, ele modifica um pouco, mostrando um lado dele que ficava escondido embaixo da capa de arrogância, Jace é um cara doce e muito preocupado com as pessoas que ama, seu problema é carregar o mundo nos ombros por ser o melhor, mesmo ADORANDO ser reconhecido acaba sendo um fardo pesado as vezes e sua história de infância só contribui para que ele seja um pouco fechado. Mas com o amor que começa a nutrir pela Clary ele se abre e deixa ser consumido por esse sentimento passando a acreditar que amar não o faz fraco e sim alguém mais forte.


Vale lembrar que fiquei completamente abismada com o final do livro, achei a jogada da autora muito audaciosa, porém certeira para aguçar a curiosidade dos leitores, lembro que quando eu terminei só pensava “não acredito” eu senti como se ela tivesse me dado um soco no estomago tirando o romance das minhas mãos.  Nesse primeiro livro a narrativa é um pouco lenta, como se trata de um livro introdutório a autora (acredito eu) optou por ir mais devagar, por um lado isso permite que tenhamos tempo para assimilar o novo mundo, por outro fica um pouco arrastado e cansativo.


        Esse é um livro sobre lealdade, amor, sacrifício e redescoberta. Quando Clary percebe que muita coisa na sua vida foi uma mentira, ela se agarra no amor que sente pela mãe e segue em frente, mas ao mesmo tempo que está focada na busca começa a descobrir um lado dela adormecido, pois você nasce shadowhunters, não se torna um. 

Para vocês que ainda não leram, atenção no que eu vou dizer agora: Cidade dos Ossos não é NADA parecido com Harry Potter, tirando o fato de ser uma fantasia e a Cassandra ter sido muito feliz em criar um mundo em que a história acontece assim como a J.K em HP. Não vi nenhuma semelhança. 



Esse livro só não me agradou totalmente por dois motivos, primeiro porque eu não gostei muito da Clary em um primeiro momento e mesmo o livro sendo em terceira pessoa tudo gira em torno dela e segundo foi minha falta de conexão com a história (culpa minha), fora isso Cidade dos Ossos é um livro que merece uma atenção toda especial e gente (spoiler rápido) melhora muito.




Enfim, espero que tenham gostado da resenha, logo eu volto para contar o que achei dos outros livros da série. 

Classificação: 3 estrelas


Beijos e até a próxima!



22 comentários:

  1. Confesso que essa foi uma leitura que me desgastou, não consegui gostar dos personagens nem da narrativa. Era tudo muito forçado pra mim... Também resenhei o livro e, olha, me senti bem frustrado porque ouvia falar tanto sobre a história e esperava bem mais dela.
    A série melhora mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhora muito. Leia Anjo Mecanico para ter uma ideia da evilução da Cassandra e depois volta para Instrumentos Mortais, acredito que não vá se arrepender.

      Excluir
  2. Adorei sua resenha. Sou louco por essa série. Muito Boa né.

    ResponderExcluir
  3. oww, me pareceu um livro de suspense, amoo suspense mas tenho medo dessas coisas sobrenaturais kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um Jovem Adulto de fantasia. Uma luta entre descendentes de anjos e demonios, mas tem ee tudo um pouco.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Excelente resenha. Gostei do livro. Já havia lido! É extraordinário.... Você foi na mosca quando falou que é um livro sobre lealdade, amor, sacrifício e redescoberta. São exatamente os ingredientes principais dessa obra. E... Da própria vida, né? É um ciclo, estamos sempre por aí como seres humanos... de algum modo!

    ResponderExcluir
  5. Uau, que resenha rs Não fosse o meu preconceito com o mundo sobrenatural, com todo certeza teria me convencido a dar uma chance.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Já li a série toda, mas faz tempo, então já esqueci bastante coisa...hahaha. Adorei a resenha, penso parecido com você.
    Gosto muito dessa série, exceto a parte do triangulo amoroso, achei desnecessário.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto da temática dessa história mas gostei da resenha. Quem sabe não leio a série algum dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Thayza, tudo bem?

    Ganhei esse livro no meu aniversário (3 meses atrás). O escolhi porque já vinha querendo ler algo da Cassandra a muito tempo, pois só ouço maravilhas de sua escrita. confesso que estou um pouco receosa, mas como adoro uma boa fantasia, então creio que gostarei. Pela sua resenha já vi que vou me apaixonar pelo Jace, pois ele faz o gênero dos meus personagens preferidos (bad boy, sarcático). E como não li HP (ainda), então nem irei comparar ambos. Amei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ciaossu!
    Já me falaram muito bem desse livro e dos seguintes da autora e são maravilhosos!Senti uma similaridade com Crepúsculo, mas eu gostei bastante da história.

    ResponderExcluir
  10. Legal que você gostou, mas eu tenho uma birra com a autora, não leio nada dela! 😂
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Thayza! Antes eu era louca pra ler os livros da série, mas confesso que quando a série televisiva foi lançada eu me desestimulei, não sei ao certo o porquê! Mas sua resenha me fez considerar uma nova chance a leitura. Mesmo com a questão da protagonista, saber que a história evolui já é um ponto positivo para o livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Gostei de como você foi sincera, eu vejo muitas resenhas que endeusam os livros da Cassandra e eu mal consigo me interessar por ela :/ Que bom que no fim para você foi um saldo positivo e uma leitura válida, mas no momento para mim creio que não seria algo proveitoso.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, não conhecia este livro. Adoro histórias com fantasias. Adoro quando colocam trechos dos livros nas resenhas, ajuda a ir conhecendo um pouco mais sobre a história. Espero as resenhas da série deste livro para saber mais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Amo demais essa série de livros, por mais que só tenha lido o primeiro livro, o que também me deixou ansiosa para ler os outros, amei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Gostei bastante da sua resenha e dos pontos que você aborda.
    Tenho essa coleção e com certeza vale a pena a leitura e a indicação,
    bjoooooooo

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Apesar dessa série ser muito famosa e querida pela maioria dos leitura, eu não sinto vontade em lê-la. Sua resenha ficou muito bem feita, mas percebi que você também não curtiu muito, né?
    Beijos e aguardarei a resenha do restante da série.
    Um beijo
    Cássia

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela resenha, apesar de não conhecer a série, parece ser muito boa
    beijos, blog encrespa

    ResponderExcluir
  18. Miga, eu tenho esse livro. Mas sabe aquela parte da estante em que fica os livros que você comprou e não leu? Então o meu tá lá. Como eu amei sua resenha, e foi muito bem detalhada e b feita, vou começar a ler em breve! Volto para te contar o que eu achei tá?? Beijos mil 💕
    www.resenhasumrabiscoeumcafe.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo