Dicas Bienal do Livro 2017 + Planilha para Download


Olá gente!

            Quem ai está animado para a Bienal do Rio de Janeiro? Nós estamos. E por isso, trouxemos para vocês um post pré-Bienal com algumas dicas que podem ajudar muito, continue lendo e se prepare para curtir esse evento literário maravilhoso!






Como chegar?

            Essa dica faz toda a diferença, afinal se você chega ao local sem problemas o humor fica uma maravilha, mas quando se perde ou alguma coisa dá errado no trajeto o estresse fala mais alto e as coisas já começam a não serem tão apreciadas como deveriam e ninguém quer chegar de mau humor na Bienal não é mesmo?



Sendo assim é importante procurar no Google uma maneira de chegar a seu destino independente do meio de transporte, mas é bom ficar atento já que algumas vezes ele prega umas pecinhas. Uma dica legal é o BRT que facilita muito a vida, mas dependendo da sua localização pode não ser viável, como, por exemplo, no meu caso eu teria que pegar três ônibus e optando por um comum passam a ser apenas dois. No evento passado tiveram linhas de ônibus passando dentro do Riocentro, vamos torcer para que isso aconteça esse ano também. Então a dica é: Pesquise como chegar e como sair do Riocentro.

Esses dois links podem ajudar bastante.
Como chegar (Bienal do livro)

Imprima o mapa do evento

            “Nossa Yza que dica mais boba!” Nada disso, essa dica ajuda bastante e economiza muito tempo e muita sola de sapato, isso sem falar que suas pernas vão lhe agradecer no final do evento.

            O que eu geralmente faço é imprimir o mapa do evento e assinalar minhas editoras preferidas, a praça de alimentação, banheiros, saídas etc... Lógico que você não precisa ir apenas aos locais marcados, essa ideia é só para ter um norte, pois o Riocentro é enorme e a Bienal geralmente é dividida em três pavilhões.  Imagina comigo que você quer ir aos stands A, B, C e D, mas não sabe onde ficam e tem que procurar e procurar e fica de um pavilhão para o outro sendo que na verdade eles estão bem próximos, eu ficaria muito chateada, então é sempre bom está prevenida. 

Link para baixar o mapa do evento

Vista roupas confortáveis.



            Ninguém gosta de ficar se sentindo desconfortável com o que está vestindo, então para evitar ficar o dia todo com aquela sensação de incomodo procure vestir roupas confortáveis, leve em conta que vão andar bastante, ficar em filas, tem sempre um tumulto, depois tem peso para levar para casa etc...

Não existe a roupa certa ou errada, o que de fato vale é você estar se sentindo bem como que escolheu para vestir. Eu Yza gosto muito de tênis, geralmente uso calça, mas também gosto de short, nesse caso depende do meu humor e evito saias, vestidos e saltos. Só quero lembrar que é importante levar um casaco, mesmo que pela manhã esteja calor, nunca se sabe e na Barra faz um friozinho sinistro.

Leve uma mochila ou uma bolsa grande.

            Eu acho bom levar uma bolsa grande ou mochila porque além de manter todas suas coisas juntas e levar um kit de sobrevivência básico, você ainda pode usar para colocar alguns livros o que se estiver de transporte público ajuda muito. Mas não é para levar a casa toda, lembre-se que o peso conta muito e geralmente rola aquela comprinha, então leve apenas o essencial e economize espaço.

Leve seu próprio lanche



            Não sei como vai está esse ano, mas nas outras vezes que eu fui achei a comida bem cara, um exemplo é que uma garrafinha de água custava em torno de R$ 5, além do preço as filas são enormes.  Ano passado fiquei MUITO tempo na fila para comprar um almoço mixuruca e gastar os olhos da cara, então se está procurando economizar e sabe que vai ficar muito tempo por lá é bom preparar um lanchinho básico, leve uns biscoitos, uma garrafinha de água, sanduíche, ai vai do seu gosto.

            Na última edição tinha umas redes famosas e geralmente os valores precisam ser os mesmos em todos os lugares, porém mesmo que vocês optem por comer um hambúrguer é bom levar mais alguma coisa já que ninguém come apenas uma vez durante o dia.

Faça uma lista dos seus livros desejados e pesquise.

            Bienal é o céu e o inferno de qualquer amante de livros, tem tantas opções, tantos stands maravilhosos que ficamos doidos, mas geralmente o orçamento é apertado e infelizmente não podemos sair comprando tanto quanto queremos (se você pode, me adota). Por isso, minha dica é: Faça uma lista dos seus livros mais desejados e tente muito se ater a ela. Lógico que você pode encontrar uma promoção incrível, ai terá que tomar uma decisão e que Deus te ajude na hora da escolha rs.



            Eu faço uma planilha com os livros desejados divididos por editora e coloco colunas dos principais sites de compras e pesquiso um por um, é preciso um pouquinho de paciência, mas meu dinheiro agradece. Afinal, precisamos saber se comprar na Bienal realmente é um bom negócio ou é melhor guardar aquele dinheiro e comprar pelo site, talvez esperar aquela big promoção, nesse caso vai da renda de cada um, eu faço sempre e isso me ajuda muito.

            Outra coisa importante é procure em todos os stands não apenas no da editora do livro, geralmente existem aqueles tipo sebo com preços maravilhosos, mas não pode ter pena de procurar, às vezes é possível encontrar tesouros maravilhosos e super baratinhos.

            
Autógrafos

O sonho de qualquer leitor é ter um exemplar autografado do seu autor preferido, então a dica é, pesquise o horário que as senhas irão ser distribuídas, o local exato e todas as regras, depois se organize para chegar em uma boa hora e vá preparado para esperar bastante, depois de tudo isso veja se é viável para você a tentativa e boa sorte!!!

Pesquise toda a programação.

Não é só de comprar livros e autógrafos que vive a Bienal, existe toda uma programação, bate papos, exposições e etc... Então eu acho legal pesquisar o que vai ter por lá e participar do que você achar legal, afinal Bienal só acontece a cada dois anos, então é melhor aproveitar o momento ao máximo.

Tenha paciência e aproveite!

A última dica dessa lista é a mais importante, tenha paciência, o lugar vai está cheio e você pode encontrar algumas filas no caminho, além de pessoas mal humoradas e mal educadas, então tente encarar tudo isso com um sorriso no rosto e não dixe nada e ninguém estragar o seu dia. Aproveite muito e se divirta.
           


            Esse é o primeiro post pré-bienal, logo, logo vou publicar mais um com algumas dicas sobre a programação, autores que iram participar, encontros e tudo que eu consegui reunir para ajudar vocês a aproveitar o dia e se programar.

Lembrando que todas as dicas que estão nesse post são coisas que eu faço e resolvi dividir com vocês, se alguma alma caridosa souber outra dica deixe nos comentários que eu vou adorar.


Download da Planilha do GDL

Como sou uma pessoa boazinha, vou deixar o link para vocês baixarem a planilha que eu uso, é só entrar no link e compartilhar a planilha, depois é só alimentar com seus livros e valores.

Lembrando que essa planilha foi desenvolvida por nós... Lembre-se sempre de dar os créditos e nos dar feedback da planilha para que possamos sempre fazer melhorias pra vocês!!

Clique na imagem e faça download.
Obrigada pela visita e até a próxima. 




24 comentários:

  1. Nossa, super válidas essas dicas.
    Eu já fui em três Bienais e já tenho alguns macetes. Vou nessa também e já estou me preparando.
    Tô muito ansiosa pra chegar logo!!!

    beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui a bienal mas adoraria ir um dia. Parabéns pelo post bem elaborado.

    ResponderExcluir
  3. Oie , tudo bem?

    Mais um ano de Bienal, e olha amei suas dicas!
    Estava tudo certinho para eu ir, mas esse ano terei que passar :( Triste, mas mesmo não indo estou ansiosa do mesmo jeito kkkk ♥

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ja teve bienal na minha cidade, mas acabei não indo. Achei legal as dicas e espero usar quando finalmente for.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não vejo a hora da Bienal chegar, ansiosa pra participar!
    Dicas maravilhosas, sem dúvidas!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Ano passado na bienal de SP eles colocaram alguns food-trucks lá dentro, então não achei tanta desvantagem. Os valores eram os que já cobram naturalmente e valiam mais a pena que aquele cachorro-quente sem salsicha HAHAHHA.

    E prefiro muito mais gastar dinheiro na Amazon que ali. De verdade, os preços são exorbitantes. Para uma feira de livro, deveria ter pelo menos algo perto do acessível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Realmente, quando chegamos bem a Bienal do rio ou de SP sem problemas, as coisas podem fluir um pouco melhor. Roupa confortável é essencial, de preferência, tênis. E o próprio lanche também é importante, a comida lá é cara e geralmente, ruim. Dicas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! Quanto mais preparados, mais tiramos proveito da Bienal!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas, ainda mais para quem vai estrear em bienais. Assim dá para aproveitar melhor.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que pena que eu seja de Portugal, adorava ir à Bienal! Quem sabe um dia!
    Beijos

    a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei todas as dicas. Elas são importantíssimas. Ter aborrecimentos em eventos assim ninguém quer ter, então é recomendados seguir arrisca tudo o que você falou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. As dicas são bem bacanas e o legal é que servem pra vários tipos de eventos. Nunca fui à Bienal, mas tenho vontade - e, claro, vou guardar tuas dicas pra quando for.

    ;*

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Ahh, como eu queria ir!! Mas moro muito longe e chega a ser impossível kkk, irei ter que me contentar somente com a black friday
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não vou na bienal, mas adorei as dicas e os gifs! Obrigada pela planilha.

    Beijos,
    Livros Que Li

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Já ouvi falar muito da bienal! Em portugal há a feira do livro, mas não tem essa dimensão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Sempre que tem estou trabalhando e não consigo ir .
    Queria morar aí pra ir na Bienal rs ..
    Adorei seu post, vai ajuda a galera a não ficar perdida pra chegar ou pra conseguir um autografo.
    Que venha 2018 Bieal SP.
    Traga fotos pra gente depois caso você vá hein?

    Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  17. Dicas super valiosas! Eu não vou na do Rio mas espero conseguir ir na de São Paulo. A última que fui foi muito cansativo e os preços não são nada atrativos rs

    ResponderExcluir
  18. Thayza, ótimas dicas e que com certeza ajudará muito quem for para a bienal, infelizmente não é o meu caso, mas quando for já terei as dicas. ^^

    ResponderExcluir
  19. Ótimas dicas, utilizo muitas delas e mais algumas que costumo usar como ritual.
    Esse ano infelizmente não vou, mas na de SP ano que vem, estarei lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. eu sempre levo comida e água, procuro ir de roupa e sapato confortável e separo dinheiro de passagem e afins, pra nao ter risco de gastar e ficar sem ter como voltar pra casa...
    ótimas dicas... eu nunca fui na bienal do RJ, só na daqui de PE.

    bjs...

    ResponderExcluir
  21. Que poste camarada! As dicas são muito úteis, mas estou tão longe do Rio. Pra mim não vai rolar. #chateada
    Boa Bienal pra vocÊs.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Adoro dicas para a Bienal, e também estou fazendo um especial lá no blog. As suas são ótimas e com certeza ajuda e muito! Esse ano estarei lá novamente, firme e forte haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá...adorei as dicas, pena que esse ano não vai dar pra ir na bienal...eu consigo aproveitar somente quando é em SP.

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Adorei o seu post e toda a sua organização. Fui na Bienal no ano passado, mas esse ano não irei, pois nenhum autor em específico me chamou a atenção...
    Beijos e aproveite por mim!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo