[Resenha] O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett




Sinopse: "Após ficar órfã, Mary Lennox se muda da Índia e vai morar com seu tio viúvo em uma grande casa cheia de segredos na Inglaterra. A mansão tem quase cem quartos e seu tio se mantém trancado lá. Durante a noite, ela ouve o som de choro em um dos longos corredores. Os jardins que cercam a grande propriedade despertam a curiosidade de Mary. Ao decidir explorá-los, a órfã descobre um jardim secreto, cercado por muros e trancado com uma chave perdida. Com a ajuda de dois companheiros inesperados, Mary descobre um caminho e se torna determinada a trazer o jardim de volta a vida."

Autor: Frances Hodgson Burnett
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 286


Eu já conhecia a história através da adaptação cinematográfica (1993) que assisti quando era criança e é o meu filme favorito dessa época. Ganhei este livro de uma amiga e estava ansiosa pela leitura. 

Ele conta a história de duas crianças ricas de 10 anos. Mary que havia ficado órfã de seus pais na Índia e que foi obrigada a morar com seu tio na Inglaterra, e Colin que era órfão de mãe. Eles viviam dentro de "seu mundo", dando ordens e sendo amarguradas, e não agiam como crianças de verdade. 

E de um lado havia um menino chamado Dickon, irmão de Martha ("a criada") que tinha quase a mesma idade, era humilde e apreciava as coisas mais simples da vida, cuidava dos animais e vegetações e era conhecido como "encantador de animais". Pois todos eles queriam estar perto do menino. 

Quando Mary e Colin descobriram que haviam um mundo a ser explorado do lado de fora da casa, que cresciam coisas através de "mágica boa" e, ainda, descobriram um Jardim Secreto que era só deles, os dois mudaram completamente de vida. Se tornaram crianças mais felizes, mais amigas, perceberam a importância da simplicidade e aprenderam a ser crianças.



Toda a narrativa dele é infantil, o que faz a leitura ser muito agradável. Mesmo conhecendo a história, não conseguia parar de ler. Essa obra me marcou desde criança até os dias atuais. E mesmo sendo infantil ele encanta os adultos, devido as reflexões que ele nos traz. 

Ele não possui ilustração, e isso só faz você imaginar como seria esse Jardim Secreto através do ponto de vista dos personagens. 

O Jardim Secreto é uma história contada entre os séculos XIX e XX e nos traz a tona a importância de darmos valor nas pequenas coisas ao nosso redor. Ficar ao ar livre, acreditar que existe "magia boa" que pode nos tornar pessoas melhores. Essa história fala de amizade, simplicidade, humildade, respeito, amor ao próximo, amor a natureza.

"Havia uma porta, e Mary a empurrou lentamente para abri-la, e eles passaram juntos por ela, e Mary parou e acenou com a mão num gesto desafiador.
– É este – ela disse. – É um jardim secreto, e eu sou a única pessoa do mundo que quer que ele esteja vivo."


Fonte: Pinterest

Adaptação cinematográfica 1993


E aí, já leram o livro ou assistiram ao filme? Nos conte o que acharam. 



Nenhum comentário