“Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mecânico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.”

Sinopse: “Respeitável público, sejam bem-vindos ao incrível Circo Mecânico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.” Em pleno cenário pós-apocalíptico, “O Circo Mecânico Tresaulti” ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. Fãs tanto de clássicos como Melville (Moby Dick), Frank L. Baum (O Mágico de Oz) e das fábulas dos irmãos Grimm quanto de autores contemporâneos como Kelly Link, Erin Morgenstern, Kami Garcia e Margaret Stoh vão se apaixonar pela prosa cheia de mistério da jovem e talentosa escritora Genevieve Valentine, que com este seu primeiro romance foi indicada ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. Aprecie esse peculiar espetáculo!

Autora: Genevieve Valentine
Editora: DarkSide
Páginas: 320

Pensa numa história que parece surreal, mas apesar das alegorias fala muito sobre o ser humano, a guerra e a relação de poder, em O Circo Mecânico Tresaulti, Genevieve Valentine nos apresenta uma trupe circense bem diferente do normal. Um grupo composto de pessoas concertadas com peças mecânicas que encantam o público por onde quer que passe e desperta interesse do governo. Com cenários e linguagem pesada a autora fala sobre os terrores da guerra em um mundo em que amor, magia e esperança não são elementos importantes para essa sociedade. O livro tem três tipos de narrativas diferentes, Genevieve Valentine conduz o leitor através da narrativa em 1 °, 2° e 3° pessoa. Acha isso impossível?! Eu também achava até ler esse livro! Para complementar o livro se passa em um cenário pós apocalíptico, em um ambiente destruído por constantes guerras e um governo totalitário.


A escrita da autora no começo se mostra meio confusa já que ela simplesmente nos “joga” dentro desse novo mundo e não se dá ao trabalho de explicar muito bem como ele funciona, mas aos poucos vamos juntando peças e tudo vai ficando mais claro. Essa forma confusa de nos apresentar ao ambiente e aos personagens cria um clima angustiante e até um pouco claustrofóbico o que nos faz entrar de cabeça na narrativa e no mundo criado por Genevieve.
  

Esse é um daqueles livros marcantes que no começo nos confunde, sentimos as emoções todas misturadas e não conseguimos dizer como realmente nos sentimos. A autora consegue criar um laço profundo entre os personagens e o leitor, fazendo com que nos importemos com a vida deles e sentimos como se fizéssemos parte da trupe.

Classificação

Deixe um comentário