Um livro curto com conteúdo marcante, em Auschwitz como parâmetro de amor os autores Ronaldo Refundini e  Reginaldo Cesar Silva fazem uma reflexão profunda sobre a humanidade e suas mazelas usando Auschwitz como metáfora central.

Sinopse: Esta obra tem por objeto expor as idiossincrasias e mazelas humanas, impedidoras do amor em sua plenitude, e que levam em consideração Auschwitz como arquétipo caricatural destes problemas. Os fatos narrados podem ser observados, sem grandes esforços, e contam com grandes referências mundialmente conhecidas. Contudo, ousamos ir além, e gostaríamos de convidá-lo para, juntos, explorarmos questões que se encontram além das aparências, o que nos remeterá à uma profunda reflexão. É uma obra fascinante!

Autores: Ronaldo Refundini e  Reginaldo Cesar Silva
Editora: Autografia
Páginas: 174




Não sei se você já passaram por momentos em que questionaram sua forma de viver e até mesmo o mundo em que vivemos de forma geral? Se sim esse é um livro pra você aprender e desenvolver um pouco mais a empatia com outros seres humanos e pensar as relações humanas de outra forma. Através de uma ontologia baseada no maior campo de concentração conhecido, Ronaldo e Reginaldo tratam de questões filosóficas e existenciais usam do Auschwitz como um parâmetro inesperado e que se encaixa com a situação atual vivida no Brasil e no mundo.


A falta de amor e respeito ao próximo mostra que a humanidade está mais preocupado com o que acontece com sigo mesmo, olhando para o próprio umbigo, do que preocupado com o que acontece ao seu redor, com o que acontece, às vezes, na sua própria nação. Nos isolamos em vídeos de youtube e esquecemos que comentários maldosos atingem um ser humano de carne e osso que está do outro lado.

O sofrimento no humaniza, nos torna mais próximos de nossa verdadeira essência, limitada e frágil. No mundo real, não há super-heróis, seres infalíveis, indestrutíveis ou mesmo que sejam incólumes diante do sofrimento. Aqueles que aparentemente dizem não estar sofrendo diante da dor, na verdade, estão momentaneamente representando.

            O livro é uma coletânea de breves ensaios com ensinamentos através de citações, reflexões e comparações entre fatos históricos ocorridos durante a segunda guerra mundial, mais especificamente em Auschwitz. Além disso, os autores citam e exemplificam importantes filósofos e “frases chaves” em negrito para que o leitor em uma rápida olhada consiga tirar os ensinamentos em caso de uma consulta rápida. É importante destacar também que apesar de utilizar palavras difíceis, e por tanto o livro possui um glossário ele é excelente pois tem muitas palavras difíceis e assim quem ler poderá aprender novas palavras, o leitor sente como se estivesse aprendendo através de uma conversa, ou até mesmo, uma palestra com os autores.

            Esse é um daqueles livros que devem ser lidos pelo menos uma vez na vida, para pararmos e refletirmos sobre temas como: o Justo e o Injusto; Causa, Consequência e  Solução e outros.

Classificação

Deixe um comentário