[Resenha] Aniquilação - Jeff VanderMeer


E hoje é dia de ler uma resenha sobre um livro "sem pé nem cabeça" que te faz querer saber mais! Alguém disposto a fazer uma expedição pela Área X?



Sinopse: Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul, apresenta um grupo de quatro mulheres enviadas para a Área X, um lugar incompreensível e isolado do restante do mundo há décadas, onde a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Elas fazem parte da décima segunda expedição ao local, cujos objetivos são explorar o terreno desconhecido, tomar nota de todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. Uma missão mortal, visto que todas as expedições anteriores tiveram resultados assustadores, como suicídios em massa, tiroteios descontrolados e casos de mudança de personalidade súbita seguidos de morte por câncer. As mulheres partiram para a Área X esperando o inesperado… e foi exatamente isso que encontram.

Autor: Jeff VanderMeer
Editora: Intrinseca
Páginas: 208


Imagine a seguinte situação: Você é casada e seu marido resolve participar de uma expedição e depois de mais de um ano sem notícias ele aparece na porta da sua casa, muito diferente da pessoa que você conheceu e quando você pergunta o que houve na excursão e como ele voltou para casa a resposta é simplesmente “não sei”....O que você faria? Bem a nossa personagem resolve se voluntariar para ir na mesma expedição exploratória que seu marido fez e usar os conhecimentos dela como bióloga para integrar esse grupo. Ela se torna uma das quatro integrantes da 12º expedição à Área X. A 12º expedição é composta por uma psicóloga, uma topógrafa, uma antropóloga e a bióloga que será nossa narradora.


Agora você me pergunta: “Ok, entendi que é uma expedição para um lugar misterioso, que as integrantes são todas mulheres e que tem um mistério por trás da volta do marido da bióloga, mas porque você não está falando o nome das personagens? Se você disser será algum spoiler?” Nada disso meu caro ser humano que está lendo essa resenha. Eu não estou dizendo o nome dos personagens porque eles não são revelados ao longo da história! O autor resolveu omitir o nome das personagens, claro que ao longo da história nos é dada uma explicação para isso, mas também é claro que eu não vou contar (sou má? Sim ou com certeza?).

Bem vamos à alguma características um pouco mais técnicas do livro?

Para começo de conversa o autor se chama Jeff Vandermeer um dos nomes mais conhecido do subgênero literário (não gosto muito de chamar de subgênero) New Weird ligados aos gêneros Ficção Científica e Fantasia. E aí leitor (a,x) até agora está conseguindo me acompanhar? Pois bem, esse subgênero se inspira diretamente nos trabalhos de H.P Lovecraft e suas publicações na revista Weird Tales Magazine, daí o nome New Weird

Aniquilação é o primeiro livro de uma trilogia chamada Comando Sul;
O livro é todo escrito em primeira pessoa, então lembre-se daquilo que o professor de literatura sempre falou/fala para vocês: não podemos confiar 100% em um narrador personagem.
           
Aos admiradores do gênero Ficção científica ou àqueles que estão afim de iniciar no gênero esse livro é uma ótima pedida. Além de curto e com um tema tão único a escrita de Vandermeer é outro ponto super positivo da obra, você lê e não vê a hora passar. Agora, um alerta: se você espera encontrar até o final do livro as respostas para todas as perguntas levantadas pelo autor ao longo da obra, tire seu cavalinho da chuva!


A ideia aqui é levantar questionamentos e fazer o você leitor (a,x) usar sua criatividade e seu senso crítico, o autor nos torna detetives e tenta nos deixar tão perdidos quanto os personagens da história para que possamos aproveitar melhor a Área X.

Agora, se você ficou curioso (a,x), mas não tem certeza se vai curtir o livro a minha querida e amada Netflix tem em seu catálogo a adaptação do livro. O nome é o mesmo e conta com a participação da atriz Nathalie Portman no papel principal. É importante destacar aqui que como toda adaptação o diretor Alex Garland (conhecido por Ex Machina, também disponível no Netflix) tomou algumas liberdades para que a história ficasse mais visual e que o público criasse uma identificação mais rápida com os personagens.

E então, vocês já leram o livro? Já viram o filme? O que acharam? Deixem seus comentários aqui embaixo, mas sem spoiler ok?

"De onde jaz o fruto asfixiante que veio da mão do pecador eu trarei as sementes dos mortos para partilhar com os vermes..."



Classificação




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo