Olá gente!

            Hoje vamos conhecer a história de Miocárdia uma menina do interior, que viveu em outra época e tem algumas coisinhas para nos contar, continuem lendo para saber o que eu achei do livro, mas lembre-se que ela prefere ser chamada de Cacá. 




Sinopse: Cacá é filha de uma doceira e de um delegado de policia e vive em uma cidadezinha do interior mineiro. Ela tem três irmãos e uma ligação afetiva muito forte com o tio que mora no sótão. A história inicia-se nos anos 60, início da ditadura, estendendo-se até os meados da década de 80. O período de grandes transformações sociais e comportamentais da sociedade brasileira serve como pano de fundo para as transformações dos personagens. A história de Cacá é narrada desde a sua infância em Rio Belo até a sua idade adulta, em Belo Horizonte. Conforme passam os anos, a vida da personagem vai mudando, e ela precisa conviver com traumas e perda.







Autora: Geralda Alves
Editora: Luva
Páginas: 78




            O livro é narrado em primeira pessoa, começa quando Cacá é bem pequena, acompanhamos a protagonista no seu primeiro dia de aula e em alguns momentos ao longo da infância, adolescência até chegar à fase adulta.

            A narrativa é bem simples, o livro é pequeno e pode ser lido em questão de horas, Cacá usa uma linguagem coloquial característica do interior e fica bem gostosinho imaginar o sotaque por trás das palavras, os capítulos são bem curtinhos e não seguem em uma linha cronológica perfeita, entre um capítulo e outro existem saltos de tempos que é possível serem percebidos apenas pela fase ou um acontecimento especifico, já que datas não são mencionadas para nos situar quanto à idade da protagonista, o que confesso me deixou um pouco perdida, mas nada que atrapalhe de fato.



            Não ficou claro para mim se Cacá é a autora, se é alguém que existe que não a autora ou um personagem fictício. Porém acaba sendo irrelevante no final das contas. Essa foi uma leitura continua, sem grandes acontecimentos, foi como andar em uma estrada bem asfaltada, sempre na mesma velocidade, relaxante em alguns momentos, enfadonho em outros.

            A ideia foi boa, porém não bem executada pela autora, achei uma história rasa sem muito a acrescentar, a única coisa que levei dessa leitura é a vontade de experimentar a vida tranquila no campo ou em uma cidade pequena (por um curto período, como férias), saborear as sensações de uma sombra em baixo da árvore, o vento de fim de tarde e o sabor de uma fruta tirada direto do pé, minto quando digo que não tirei nada da história, consegui perceber que às vezes a felicidade está nas coisas simples, e acabamos não percebendo na nossa loucura do dia a dia. Não que isso seja abordado de forma clara, mas é uma sensação que fica ao final da leitura.



            Agora a maior surpresa para mm foi saber que a Luva não publica apenas terror e suspense (Alô autores, vamos entrar em contato). A editora fez uma edição muito delicada, condizente com o conteúdo simples. As folhas são uma coisa a parte, nunca na minha vida li um livro com folhas de gramatura tão maravilhosa, sério, a Luva arrasa nas edições e cuidado com cada detalhe, mas essas folhas passaram do esperado e eu amei, a sensação, além-claro de serem amarelas o que é preferencia de 99% dos leitores.



            Se você está em busca de uma história mais simples, sem romance exagerado ou grandes reviravoltas, dê uma chance a Cacá de contar a história dela, daquele jeitinho calmo e acolhedor de interior.


Classificação
O livro foi cedido pela editora

Nota: O livro está em PROMOÇÃO no site da editora e além dele tem vários outros títulos que podem interessar, deem uma passadinha e confiram clicando AQUI.

Beijos e até a próxima!


2 Comentários

  1. Sou Portuguesa ja comprei o livro e breve vai chegar aqui.Nao conheço o conteudo,mas sei que todos os livros da Luva Editora são belissimos.Todas as capas e da maneura como é editado, não conheço igual e compro muitos livros de iutras editoras.Quando ler vou fazer uma rezenha,ou comentário apurado como se fiz aqui deste lado do oceano.Quero conhecer a mente de Cacá,o que sentiu no decorrer da vida ,desde a infância até idade adulta.

    ResponderExcluir
  2. Que livro lindo! Amei a resenha, ainda não conhecia. Amei conhecer seu blog, já estou seguindo :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...