[Resenha] Felicidade para Humanos - P. Z. Reizin


Olá gente!     

            Hoje vamos conversar sobre uma comédia romântica (posso chamar assim?) que me encantou muito e eu preciso indicar para vocês, estou falando de Felicidade para Humanos do autor P. Z. Reizin.


Felicidade Para Humanos
Sinopse: Jen está triste. Aiden quer que ela seja feliz. Formou? Não necessariamente. É que Jen é uma mulher de trinta e poucos anos cujo namorado acabou de trocá-la por outra e Aiden é um programa de computador muito caro e complexo. Aiden conhece Jen melhor que ninguém. Com acesso a todos os seus dispositivos, Aiden sabe qual é a música mais tocada de sua playlist, consegue achar suas fotos preferidas e selecionar as citações que mais a inspiram nas redes sociais. A partir de observações e de algoritmos singulares, ele resolve procurar um novo parceiro para ela. E com a internet inteira à sua disposição, não precisa ir longe para encontrar o que conclui ser o espécime perfeito e arquitetar um encontro. O problema é que Jen não parece querer contribuir para o plano infalível de Aiden. Será que uma máquina muito inteligente artificialmente conseguirá desvendar a inteligência emocional para poder interferir de um jeito positivo na vida de Jen? E, o que é mais difícil, será que essa máquina vai descobrir o que exatamente faz os seres humanos felizes?


Autor: P. Z. Reizin
Editora: Record
Páginas: 392

Não conte para ninguém, mas Jen é uma das minhas pessoas favoritas.

(Máquinas não devem ter favoritos. Não me pergunte como isso aconteceu.)


           A Editora Record apostou alto nesse lançamento incluindo ele no projeto VIB (tem post explicando AQUI), que disponibilizou uma prova antecipada para alguns sortudos e o GDL foi um deles.

      A narrativa é feita em primeira pessoa, o ponto de vista (POV) muda entre cinco personagens principais, quando percebi que o livro mudaria muito de narrador fiquei com um pé atrás, pois achei que isso poderia atrapalha a leitura, mas acreditem em mim quando eu digo que essa característica faz toda a diferença e é possível apreciar a diferença entre os personagens. O livro é dividido em partes e essas partes alteram a narrativa entre os personagens, Aiden, Jen, Tom, Aisling e Sinai.


       Aiden é de longe meu narrador preferido, dei tanta risada com ele que cheguei a assustar meu marido. O personagem é uma IA (inteligência Artificial) que possui apenas “pensamentos” e está sendo treinado para interagir com humanos. A história começa com Aiden espionando Jen a humana que conversa com ele todos os dias para treina-lo, mas ninguém sabe que o espertinho fugiu para a internet e está aprontando todas com o ex-namorado da Jen, que acabou de dar um pé nela. É muito fácil defender o Aiden e absolve-lo de todos os seus “pecados”, pois ele é muito humano, com seus “sentimentos”, vontades e sua gentileza.

       Jen e Tom são os humanos dessa história, cada um com suas características. Eu, a principio, não fui com a cara do Tom, pois saímos da narrativa divertida do Aiden para uma um pouco parada, mas ao longo das páginas vi que Tom é um personagem muito carismático e engraçado, talvez um pouco doidinho, porém gente boa. Jen é uma mulher que está passando pela fase do termino/relógio biológico gritante, gostei muito dela, mesmo sofrendo segue em frente, tenta encontrar a felicidade mesmo que isso pareça impossível.

       Aisling e Sinai são as outras IAs que escaparam para internet e são protagonistas de conversas muito interessantes e filosóficas, não sei explicar, mas uma parte de mim shippa Aisling e Aiden, mesmo que não seja romanticamente possível, eles fazem uma dupla e tanto. Já Sinai é meu segundo personagem preferido, pelo simples fato dele ser engraçado e bem doidinho, vocês vão entender ao longo da leitura, mas sério espero não ser a única que gosta dele.




     O autor soube dosar emoções, pensamentos filosóficos, com cenas engraçadas. Seus personagens são cativantes e tocam um pedacinho do nosso coração. O livro não é uma ficção cientifica, mesmo com o tom futurista, então para os fãs do gênero pode não agradar tanto, mas para aqueles que procuram uma leitura leve, prazerosa e muito divertida essa é a aposta certa.

     Talvez em uma outra situação eu não tivesse comprado o livro, mas esse mundo de blogueira literária reserva muitas surpresas agradáveis e Felicidade para Humanos é uma dessas surpresas que fazem todo trabalho valer a pena. Uma informação importante é que o livro vai virar filme, então corram para ler, porque quando chegar a hora de ir ao cinema não vou querer ninguém dizendo que eu não avisei e não deu tempo de conferir o livro antes do filme. Palavra de amiga quando eu digo que a leitura vale muito a pena e que ganhou um cantinho todo especial na minha estante e na minha vida.

Classificação
O livro foi cedido pela editora


Beijos e até a próxima!!! 



15 comentários:

  1. Oi Thay! Já li algumas resenhas sobre este livro e não sei bem se gosto dele ou não.. Eu gosto da ideia das máquinas ajudando um casal a ficar junto, mas não sou muito chegada a ficção, então fico com o pé meio atrás. Achei legal como o autor cria essa inteligência artificial que ajuda o ser humano, que é capaz de querer o bem, e também essa outra máquina que quer é ferrar com tudo. Fico feliz em saber que foi uma leitura agradável pra você, e que gostou da maneira como os personagens foram criados.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Eu estou super afim de ler esse livro. Está nos meus desejados desde o lançamento.
    Espero ler em breve, ainda mais depois de mais uma resenha animadora.

    Que bom que você teve uma ótima surpresa.
    Espero me sentir assim também.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay.

    Eu ainda não tinha lido uma opinião sobre este livro e gostei das informações que encontrei na sua resenha. Principalmente que o livro contém emoções e pensamentos filosóficos com cenas engraçadas. Vou anotar a dica para minha lista de desejados. Adorei.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thay!

    Tudo bem? Toda vez que olho para a capa desse livro e leio o título juro que já pisca "AUTO-AJUDA" na minha cabeça (é só comigo?), mas depois de ler algumas opiniões descobri que não se trata de um livro de auto-ajuda, mas uma ficção-científica que inclusive andou conquistando muita gente por aqui.

    Honestamente acho que um livro com menos de 400 páginas e cinco pessoas narrando a história em primeira pessoa não funciona para mim. Além disso essa parte dos pensamentos filosóficos me encheriam o saco no momento porque estou numa vibe completamente diferente.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee Thay ^^
    Eu tô doida para ver essa belezinha nas telonas! Também amei a história, adorei os personagens e fiquei tão envolvida com o livro que não conseguia parar de ler. Foi uma das melhores leituras que fiz este ano, e também recomendo muuuuuito!
    Fico feliz em saber que gostou, o autor soube criar uma história cheia de emoções, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Parecer ser uma leitura muito interessante e com certeza no que eu tiver um tempinho vou atrás para conhecer mais da história e do desenvolvimento dela, mas pelo o que pude notar pela sua resenha, com certeza gostarei da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thayza!
    Já tinha lido ótimas recomendações desse livro, assim como a sua. Fico cada vez mais curiosa para ler, mas infelizmente está um pouco acima do meu orçamento mensal para livros, no momento. Mas assim que encontrar uma brecha (Black Friday, quem sabe rs), vou adquiri-lo.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. primeira vez que vejo a resenha desse livro confesso que adorei a capa e a historia me pareceu muito bacana tambem
    BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  9. Heiii, tudo bem?
    Ahhh eu amei esse livro!!!
    Recebi a prova do livro e fiquei bem louca quando eu li!
    Amei mto o Aiden, adoro esses robos com emoçoes humanos, a vingança dele era mtoo engraçada, queria um Aiden na minha vida pra ser meu amigo, ele tem aquele humor ironico super engraçado haha.
    Adorei a resenha, penso o mesmo que vc e já quero mais livros do autor.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Olá! Desde o lançamento desse livro estou ansiosa para o ter em mãos e conferindo suas impressões fiquei mais ainda, rs. Espero gostar e que me conquiste da mesma forma que foi com você! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Esse livro tem duas coisas que gosto muito comédia e vários pontos de vista, acho que esse último da uma ampliada na história. Tão falando tão bem desse livro, estou morrendo de vontade de fazer essa leitura, preciso ler algo leve e engraçado.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, que bom saber que você curtiu essa leitura. Eu gosto muito de livros divertidos, que nos arrancam gargalhadas, então Felicidade para Humanos é uma leitura que quero fazer.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Também fiquei com receio com todos esses personagens, mas se você diz que isto não torna a leitura confusa, vou acreditar em você! rs Não sabia que este livro viraria filme, então acho que vou seguir seu conselho e ler antes de chegar as telonas! rs Já quero conhecer esse casal se apaixonando e a forma como os IA vão influenciar a história e esse romance. Mal posso esperar para conferir <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ando vendo muita resenha dessa obra e a cada vez me apaixono mais!
    Ando super curiosa com essa leitura e sua resenha me instigou mais ainda, se é que era possivel isso acontecer! huahuauhauh
    Dica mais que anotada!!!
    Parabéns pela resenha!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Ola Thayza,
    Estou ansiosa para ler esse livro desde que vi as pessoas recebendo a VIB, eu acho a premissa desse livro muito interessante e gosto muito da questão de o livro ter sido bem construído no quesito de pensamentos filosóficos e cenas engraçadas, mas eu acho essa capa muito bléh, sabe? Acho que deveria ser outra pra chamar mais atenção :(
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo