Olá gente!

            Hoje vamos falar de Uma História de Verão, um livro escrito pela Pam Gonçalves, que foi de booktuber para  escritora e tem dado o que falar.


Sinopse: É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.



Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 304

            Eu ainda não tive a oportunidade de ler Boa Noite da Pam que está na minha estante há séculos, então esse foi o primeiro contato que eu tive com a escrita da autora e fiquei em um meio termo danado. Primeiro me encantei com o fato de ser a Pam e depois a capa do livro é linda. Sendo assim no momento que livro foi disponibilizado pela editora eu solicitei, sem realmente saber sobre a história, só pedi e pronto, quando chegou a vez de conferir esse livro tão curtinho eu fiquei um pouquinho decepcionada, pois esperava MUITO da história, esperava ficar completamente apaixonada e isso não aconteceu, o livro é bom, e eu fiquei OK com ele, mas esperava mais de nós dois.





            Ana Luiza ou Analu é uma personagem possível, real ao extremo que está lidando com problemas em casa e se encontra naquela fase da incerteza, onde não queremos decepcionar nossos pais, mas queremos seguir nosso próprio caminho e é isso que Analu faz, segue o próprio caminho e eu fiquei tão orgulhosa da personagem logo nas primeiras páginas que já considerei minha amiga, mas como quase todas as meninas nossa protagonista teve seu coração magoado e hoje não permite se envolver emocionalmente com ninguém a não ser com seus dois melhores amigos Gisele e Yuri.




            Por falar no trio, QUE trio, achei a amizade descrita muito linda, a Pam não aprofundou e deu muito destaque a isso, mas é notório o carinho, respeito e amor ali construído. Sabe aquele amigo que você sabe que é para vida toda? Que você pode está no Japão, mas nunca vai estar só? Eu estou falando desse tipo de amizade, lindo de se presenciar e tão raro na vida real, então gostei muito desse ponto e espero spin of dos dois contando um pouco sobre suas descobertas principalmente o Yuri que achei super querido, mas cheio de questões que podem ser exploradas.



            O livro tem um ar emponderado muito sutil, Analu está lutando para ser quem é, para ser feliz da maneira que escolheu. É forte, decidida e tem personalidade, caráter e carisma, claro que comete umas burradas ao longo do caminho, mas quem nunca?

Pam levanta algumas questões ao longo da narrativa de uma forma que você sabe que o assunto tá ali, mas é tão natural que nem parece uma questão de fato. Não sei se estou me fazendo entender, vou tentar explicar. Imaginem que tomar sorvete seja um assunto “polêmico” em desconstrução, a Pam pegou o sorvete colocou na narrativa, o povo tomou de boa e passou batido por ser uma coisa natural. Não sei se é natural para mim e por isso vi dessa maneira ou realmente foi abordado da forma certa sem polemizar, sem espanto, foi na medida certa cada questão incluída pela autora.




O romance foi o que me desagradou um pouco é onde eu me decepcionei. Foi muito aceitável, afinal, quem não tem um boy lixo no currículo que atire a primeira pedra. Mas eu queria uma explicação melhor para tudo que aconteceu no passado, não apenas um pedido de desculpa meia boca. Queria um romance fofo com um personagem que prometeu um triangulo amoroso e ficou apenas na promessa. Eu queria que a Analu xingasse o Murilo de tudo que é nome e jogasse uma bebida na cara dele, mas parece que a personagem é mais madura que eu nesse sentido, talvez isso tenha me incomodado, eu não teria esse discernimento, não teria essa cabeça fria e seguido em frente sem falar umas belas verdades.

Mas uma coisa a Pam acertou em cheio, o que seria de nós sem nossas decepções? Se eu não tivesse sofrido o que sofri no passado, seria a pessoa forte e madura que sou hoje? Talvez não. Quedas e machucados fazem a gente aprender a se defender e de certa forma Analu soube se defender, mas essa coisa de deixar o boy voltar para vida não rola comigo e acredito que com muitos dos que estão lendo também não.


Fora esse ponto do romance eu gostei bastante da história, principalmente das questões familiares da protagonista, gostei muito das mensagens deixadas pela autora ao longo do livro a principal para mim foi “cada um escolhe seu caminho” e como esse ano meu lema é quase esse bateu direitinho e me marcou muito.

A escrita da Pam é leve, aconchegante e muito fluida. Só não terminei a leitura em um dia, pois tive alguns percalços, mas a narrativa realmente flui muito bem, é uma leitura bem fácil. As folhas são amarelas, a diagramação é simples, porém confortável, letras e espaçamentos normais para um livro com as medidas apresentadas (aqueles menores, tipo Collen Houver).



A conclusão é que não terminei o livro morrendo de amor como gostaria e achei que seria, mas terminei com uma sensação agradável e com vontade de ler logo Boa Noite. Então fica aqui minha recomendação de leitura leve e ideal para passar o tempo.

Classificação


Esse livro foi cedido pela editora em forma de parceria.



Beijos e até a próxima!


13 Comentários

  1. Olá,

    Eu conheço muito pouco o trabalho da Pam e pelo pouco que conheço super admiro, acho ela incrível e não estava sabendo dessa nova obra escrito por ela. Confesso que achei a capa muito linda, eu já adquiria pela capa (sou apaixonado por capas ilustradas), só que, apesar de ter ficado meio receoso com o romance eu vou dar uma chance para a história assim que me aparecer uma oportunidade! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Quem não teve ou tem um boy lixo que atire a pedra mesmo porque sempre aparece. Mas é importante saber lidar com a situação. Lembro que a Pam tem um outro livro que quero ler e este estilo que ela lançou também faz meu estilo. A capa ficou tão lindinha, bem verão,

    ResponderExcluir
  3. Oie! Todo mundo fala muito bem da escrita da Pam e é uma autora que morro de vontade de ler. Achei uma gracinha a capa desse livro e o anterior dela também me encanta bastante.
    Acho que o que mais me interessou pelo livro em sua resenha foi essa forma da autora trabalhar a amizade e os personagens. Parece que a Pam consegue trazer naturalidade à história, sem ficar naquela coisa de livro de briguinhas e relacionamento pouco desenvolvidos (que tem d mais, se você for notar. E poucos são os que você sente que são verdadeiros - ou seriam na vida real).
    Não sei se me incomodaria com o fim do romance, pq eu sou bem como a protagonista, daquelas que só se levanta e vai embora e é isso aí pq n sou obrigada a me desgastar com boy lixo :3 kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não conheço o trabalho da autora,mas a capa é linda!!!

    ResponderExcluir
  5. Oiiii,

    Nunca li nada da Pam e admito que não tenho a menor vontade de ler, porque admito ter um preconceito com livros de YouTuber, mas achei legal a premissa do livro, a capa o fato de temas importantes serem abordados sem gerar polêmica.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Apesar de gostar muito da Pam, eu não fiquei entusiasmada para ler seus livros quando foram lançados. Fiquei com vontade sim, mas nada que me fizesse comprá-lo rapidamente. Sua resenha me deixou um pouquinho desanimada então acho que vou esperar mais um tempinho antes de adquiri-lo.

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e bem menos a autora, sou muito por fora de tudo que seja TUBER. Como me conheço eu sei que compraria o livro pela capa, o que poderia me decepcionar, como aconteceu com você devido as expectativas. Adorei a descrição do romance e compartilho com você a ideia de falar pocas e boas rsrs. Pela sensação agradável que ficou com a leitura eu anoto a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thayza!
    Eu acompanho pouco as novidades com livros da Pam (vejo mais os tweet dela haha), mas lembro que quis muito Uma História de Verão pela capa mesmo... é bem chato quando temos tantas expectativas e a história não consegue alcançar... mas pelo menos me pareceu que foi uma leitura agradável para você né? Achei muito legal a forma como ela tratou de certos temas de forma natural.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu acho essa capa muito fofinha. Mas não sabia até então sobre o que a leitura tratava. Uma pena que você tenha se decepcionado com parte da história, acontece ne.
    Mas quero poder ler em algum momento e conhecer a história desses personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu não tive um bom começo com a Pam, o Boa Noite não foi tão legal quanto eu achava que seria, então não fiquei empolgada com esse livro. Mas quem sabe daqui um tempo eu não leia não é mesmo? Que pena que poderia ter explicado melhor o lance do romance com o boy lixo, mas enfim. Parabéns pela resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Caraca, Andre Luiz é o nome do meu namrado hahaha. Adorei a resenha, gosto de livros curtinhos assim. Espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  12. Oi Thayza! Tudo bem?
    Já ouvi falar da autora e li resenhas desse e do livro anterior dela, "Boa noite". Confesso que a resenha me deixou bem dividida sobre se gostaria ou não de realizar a leitura apesar da proposta dele ser bem interessante.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Thayza,
    Já tive a oportunidade de ler Boa Noite, da Pam, e gostei muito do que encontrei, apesar de ter notado algumas falhas na história. Recebi esse livro de presente de uma amiga e estou bem ansiosa para fazer essa leitura, pois gosto da ideia dele! Eu fiquei contente que a obra, no geral, tenha te agradado, salvo a parte do romance, e que você a indique.
    Espero não me decepcionar.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...