Olá gente!

Hoje vamos falar de O castelo nos Pirineus, venham descobrir o que eu achei dessa leitura!

Sinopse: “Por cinco anos intensos na década de 1970, Steinn e Solrunn foram felizes. Então tomaram rumos diversos, por razões desconhecidas a ambos. No verão de 2007, depois de trinta anos distantes, eles se encontram por acaso no terraço de um velho hotel de madeira às margens de um fiorde no oeste da Noruega, um lugar intimamente relacionado à separação no passado. Mas terá sido esse encontro, em lugar tão significativo, um mero acaso? Buscando respostas a essa pergunta, e para entender como um relacionamento que prometia ser duradouro pôde acabar subitamente, o ex-casal começa uma frenética troca de e-mails. Na linguagem dessas missivas apressadas que inundam a vida cotidiana, os dois esboçam visões de mundo antagônicas e explicações contraditórias para o fim do romance. De um lado, o climatologista Steinn apenas crê no que pode ser provado pela ciência e pela razão. De outro, Solrunn, uma mulher religiosa, acredita na transcendência, em um espírito além do corpo e de nossa existência terrena. Disso resulta que as experiências compartilhadas pelos dois no hotel no litoral (a de trinta antes e a do verão corrente) serão entendidas de modo muito distinto por cada um. Apesar de se respeitarem, eles não podem concordar com a concepção do outro - até que suas certezas sejam postas à prova.”


Autor: Jostein Gaarder
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 177

Trinta anos após viverem uma grande história de amor, Solrun e Steinn se reencontram na Noruega, no mesmo local em que o relacionamento deles teve fim, e começam a trocar e-mails que sempre são apagados após serem lidos para que se mantenham em segredo.


Esses e-mails dão forma ao livro que apresenta dois personagens com vidas bem definidas: casados, com filhos e empregos, mas, ao mesmo tempo, com visões de mundo muito distintas que se desenvolveram nas experiências vividas nas décadas que estiveram afastados.

Discute-se o Universo, desde a sua criação ao seu fim; discutem-se o homem, as casualidades do cotidiano, os sonhos, a arte, as ciências, a intuição e, sem deixar de lado, o amor. A partir de olhos espiritualizados e racionais, Jostein Gaarder – que, pra mim, é um dos escritores mais geniais de todos – nos mostra o poder do questionamento e do tempo.


O respeito entre os dois personagens, que muitas vezes é posto a prova por divergências de opiniões enormes, me agradou muito. Ao longo dos e-mails, vamos descobrindo aspectos deles, tanto individualmente como em casal, de maneira muito sutil e sensível.

É um daqueles livros bem pequenininhos para se ler em momentos de mudança, seja ela radical ou não, e com a mente aberta para absorver toda a filosofia, a cumplicidade e a força dessa história de amor.


Classificação


Beijos e até a próxima!




17 Comentários

  1. Não conheci esse livro, acredita? Vou anotar para procurar. Adorei a resenha!

    Abraços,
    Roberta.

    http://entrepaginaseecafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta! Que bom que gostou <3 brigada pelo comentário! Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Parece ser um livro bem intenso, achei bem interessante a forma como eles decidiram conversar sobre o que aconteceu com eles tanto tempo atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! É bem intenso mesmo, mas a leitura é super fácil, a sintonia entre os personagens é incrível!

      Excluir
  3. Olá, Nicole!

    Nunca tinha ouvido falar dessa história! Embora eu não seja muito de ler livros assim, fiquei interessada por conta da quantidade de anos que eles ficam separados (trinta!) até que, por um acaso do destino, acabam se reencontrando e então discutindo um tempo que ficou para trás. Achei isso melancólico e fiquei pensando aqui em muitas coisas.rsrs A vida dá tantas voltas... Às vezes amamos alguém, mas o amor não é suficiente para nos manter ao lado dessa pessoa. O destino tem muitos caminhos... obstáculos. Nem li o livro e fiquei triste pelo casal.

    Talvez um dia eu leia esse livro.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o livro mostra justamente como as coisas acontecem como tem que acontecer, no seu tempo, entende? Eles discutem o passado mas discutem o presente e o futuro também, o que mostra como a relação entre eles é forte e bonita apesar do tempo afastados! Então, não fica triste, não! hahaha
      Se ler, me conta o que achou?
      Um beijo!!

      Excluir
  4. Oiee Nicole ^^
    Eu já tinha visto sobre esse autor antes, mas eu ainda não conhecia o livro. Apesar de parecer bem escrito e bem reflexivo, acho que não o leria, pelo menos não tão cedo. Ainda assim, fico feliz em saber que você gostou da obra :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Eu recomendo muito os livros desse autor, se algum dia tiver curiosidade e quiser uma dica, começar pelo Dia do Curinga é incrível! hahaha
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Oi Nick,
    Não conhecia o livro, mas gostei da dica,tenho alguns problemas com livros filosóficos e meio que fujo deles, mas estou decidida a começar a quebrar essa barreira, quem sabe não começo por esse.

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly! Quebra sim e depois me conta o que achou? Eu gosto muito desse tipo de livro, me faz ver o mundo a minha volta com outros olhos, mais poéticos, talvez!
      Brigada pelo comentário, viu?
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi.
    Tudo bom?
    Achei a premissa bem interessante.
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para conhecer os detalhes da história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo ótimo e com você? Fico feliz que tenha gostado, e acho que vale muito a pena os detalhes escondidos nesse livro, viu?
      Beijinhos!

      Excluir
  7. Nunca li um livro do autor. Acho que o mais conhecido é O mundo de Sofia... Tenho uma amiga que é apaixonada pelo autor. Fiquei feliz de saber que um livro tão curtinho conseguiu ser tão cativante. Vou anotar a dica aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Milena! O Mundo de Sofia é ótimo também, se algum dia ler algo dele, compartilha o que achou?
      Beijos <3

      Excluir
  8. OOOiii, eu não conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa depois de ler a sua resenha... Achei ele super diferente e parece ser maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara!! Que feliz que consegui despertar sua curiosidade, ele é tudo isso que você achou dele mesmo hahaha <3

      Excluir
  9. Oi Nicole.

    Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer esta história, mas pela suas informações, eu fiquei com muita vontade de lê-lo.Vou adicionar na minha lista de desejados, principalmente por causa dos personagens que agradou. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir