[Resenha] Cidade de Vidro - Cassandra Clare


Olá, gente!

            Hoje eu trouxe para vocês direto de Idris mais uma resenha da série Os Instrumentos Mortais da autora Cassandra Clare. O livro é Cidade de Vidro e já adianto que esse em particular foi um divisor de águas para mim.


Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.







Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 474

Confira as resenhas anteriores

          



O que você precisa saber sobre a história é:
  • Clary está atrás de uma forma de salvar a sua mãe.
  • Valentim está muito perto de completar seus objetivos.
  • Clary e Jace tentam lutar contra o que sentem um pelo outro
  • Descobrimos mais sobre o passado do circulo


            Em minha opinião esse foi sem dúvida o melhor livro da série até agora, a escrita da Cassandra alcançou um novo nível, ela soube aproveitar o mundo que criou, soube explorar os personagens e o que cada um tem de melhor e pior e principalmente e o que gerou muitos e muitos pontos para ela foi que a autora conseguiu encontrar um ritmo bom para a narrativa. Arrisco dizer que se a Cassandra tivesse terminado a série nesse livro teria feito com chave-de-ouro.



O amadurecimento dos personagens é notório, Simon por incrível que pareça foi mais bem aproveitado o que melhorou meu relacionamento com o personagem, nesse livro ele está muito mais independente, ativo e tomando suas próprias decisões. Clary ainda é irritante às vezes, concordo que ser enganada por toda a sua vida não deve ser fácil, mas quando se tem um bom motivo para isso às chances de perdoar são muito maiores, porém Clary se mostrou rancorosa e eu não gostei nada desse lado da personagem por mais compreensível que seja. Fora isso eu gostei muito do desenvolvimento dela, ver a personagem super focada para salvar sua mãe, se envolvendo nos conflitos, não temendo o perigo e se tornando de fato uma caçadora de sombras isso sem falar no seu papel importantíssimo na guerra, ver a Clary sendo capaz de mudar o jogo quando tudo estava perdido, foi de morrer de orgulho. Jace é Jace, mesmo não perdendo seu jeito de ser, vemos nesse livro um personagem mais focado, mais adulto, descobrindo sobre seu passado e aceitando muito bem e principalmente mostrando para todos o guerreiro maravilhoso que é, disposto a sacrificar tudo pelo bem maior. Os outros personagens tiveram seus merecidos destaques, mas esses três personagens foram os que mais me chamaram a atenção por sua evolução.

Nesse livro acontecem muitas perdas, mas uma morte em particular mexeu com minhas estruturas, porém como em toda guerra existem baixas era de se esperar que algum personagem querido se despedisse da trama, mas Cassandra pesou a mão na escolha e na forma como aconteceu e esmagou meu coração sem dó. Porém não só de guerra é feito essa livro, tem amor, perdão, descobertas, amizade e outros elementos que fazem dessa história completa e envolvente.



A forma como Valentim usa sua lógica me fez questionar se ele não estaria certo, o que ele pensa sobre a Clave é o que eu penso, então nesse ponto eu fiquei um pouco dividida, porém o vilão não soube usar suas boas intenções para o caminho correto, fazendo dele aquele tipo de vilão que tem razão em algumas coisas, mas está fazendo de uma maneira totalmente errada. Dizem que Valentim é carismático, eu não acho, na verdade acho ele bem doidinho, para mim sua característica principal é obstinado, ele não deixa que os sentimentos atrapalhem seus planos, não deixa nada ficar no seu caminho mesmo que seja preciso matar quem ele ama, não sei se ele realmente ama, mas já que ele diz que sim vamos acreditar.

Vou terminar essa resenha dizendo que a autora está de parabéns pela criação do mundo Shadowhunter, não é um trabalho fácil criar algo tão complexo, com suas próprias leis e histórias e sustentar isso por muito tempo, Cassandra não se perdeu, nem escorregou e isso me agradou infinitamente. Todos sabem que eu não dava muita coisa pela série, comecei a ler com muitas expectativas e fui traída por elas, mas ao longo desses três livros eu fui surpreendida com uma ótima história, cheia de mensagens legais, personagens cativantes e questões que precisam ser discutidas implantadas de uma maneira tão natural que fica difícil não se envolver. Essa resenha tem um gostinho de final, pois poderia ter sido e quando eu li achei sinceramente que deveria ter sido, mas felizmente me enganei, então digo uma coisa não pare por aqui, logo eu vou trazer a resenha dos outros livros para vocês saberem a minha opinião. E se assim como eu você não foi muito feliz com Cidade dos Ossos e está na dúvida se continua ou não, eu te dou um conselho, tenta mais um pouquinho, pois acredito que vá se surpreender com o que está pela frente.


Classificação:  5 estrelas

Beijos e até a próxima!!!



15 comentários:

  1. Ola
    Sou suspeita em comentar, mas eu amo muito essa série e não poderia estar mais empolgada em conferir a sua resenha porque eu adoro ler as impressões diante desse universo incrível. É mesmo um mundo muito complexo e que nos faz questionar bastante sobre algumas atitudes e inclusive dos personagens. Impossível não se surpreender né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Confesso que nunca li essa série até tenho o primeiro livro mas quando comecei a leitura não fluiu tão bem e eu larguei, por isso dessa vez passo a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Que bom o livo ter superado suas expectativas!
    Eu tenho o primeiro volume dessa saga há um tempo aqui em casa, mas ainda não o peguei para ler, apesar de ter muita vontade em fazê-lo.
    É bom saber que a trama e os personagens são ainda melhores nessa continuação. Realmente parece ser um mundo bem complexo, então a autora, pelo lido aqui, está mesmo de parabéns.
    Amo guerras em livros, mas odeio suas consequências.
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu dei inicio a essa série tem alguns meses, na verdade eu só li o primeiro livro e tenho que admitir que eu detestei, foi o pior livro que li até agora, nesse ano, mas eu me encantei pelo mundo criado pela autora, o que me faz querer continuar a série. Pensando nisso, eu fui ver a série na Netflix e eu estou simplesmente amando, acompanhando cada novo episódio que está sendo lançado e foi a série televisiva que me fez querer continuar a ler. Mas lendo sua resenha, da pra sentir o seu entusiasmo ao falar da história, pelo menos dessa continuação e é bom saber que tem essa evolução dos personagens e do mundo em si. Sua resenha cresceu um pouco mais a minha vontade em querer continuar com os livros, obrigada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu parei na metade Cidade das Cinzas e acho que vou voltar a ler eles,eu não achei que trama ia se desenvolver,mas parece que a coisa anda.É bom saber que será um livro surpreendente e com a evolução de alguns personagens e da autora.
    Gostei muito dos seu ponto de vista.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Eu parei de ler essa série neste volume, foi com certeza maravilhoso a leitura, mas infelizmente não sinto mais vontade de ler os livros dessa autora, mas tenho todos, porque né a pessoa é viciada em séries e sempre completa elas! kkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Thayza, tudo bem?
    Li essa série até o quarto volume e não gostei do que encontrei. Achei, sim, o mundo dos Shadowhunters bem construído, mas não consegui me sentir tocada pela série e convencida pelos personagens que estavam fazendo aquilo.
    Fico muito contente, entretanto, que você tenha curtido tanto assim a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    É uma vergonha dizer isso, mas, ainda não li nada dessa autora :(
    Sempre leio excelentes comentários, assim como os seus, mas, até hoje não tive oportunidade de ler nada dessa série. Fico feliz que tenha gostado da leitura e voce me animou muito a começar a ler algo da Cassandra...
    Dica anotada!
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Você acreditaria se eu dissesse que eu nunca li nenhum livro dessa saga da Cassandra Clare? Pois é, nunca li. No entanto, eu li As peças Infernais e achei sensacional. Adorei! Espero ter a oportunidade de ler essa série também, pois quero muito me aventurar na série nova que ela está escrevendo, mas tenho medo de pegar spoilers ou de não entender nada. Enfim, gostei muito da sua resenha e espero não ter pego nenhum spoiler. Se bem que, pra mim que nunca li nada, qualquer coisa é spoiler. kkkk

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Quase todo mundo considera, como você, esse o melhor dos três primeiros livros dessa série. Mas confesso para você que ele me decepcionou um pouco. Não sei se é porque li os três em sequência, achei que ela dava várias pistas do que aconteceria já no segundo livro, inclusive as revelações sobre o Jace.
    Mas, mesmo assim, acho o livro muito bom e vale muito a pena ler a série toda. Fico feliz que você não tenha desistido e já quero conferir sua resenha sobre os 3 últimos livros da série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. SOU MUITO FÃ DA CASSANDRA CLARE <3
    Queria começar esse comentário com isso pq acho que vai dizer muito já sobre o que eu penso e sobre o que esperar a seguir haha
    Acho as séries dela incríveis e muito bem construídas! Apesar disso, acho que dá pra ver uma evolução palpável na escrita dela a medida que os livros vão passando. Esse em questão é um dos meus favoritos, achei muito surpreendente o final e a forma com a qual ela lidou com o Valentim. Não esperava essa solução e, ao mesmo tempo, depois que fico pensando, ela foi a mais justa e melhor colocada possível!!
    Não gosto muitooo dos outros 3 livros da série, mas eles foram ok. Porém, gosto MUITO da trilogia das Peças Infernais. Mal posso esperar pra ler a sua resenha sobre eles <3

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    De toda a série, esse foi um dos melhores livros. Apesar de não ter terminado ainda. Na verdade, falta só o último.
    Sebastian foi um desses personagens que não fui com a cara desde o início. Ele sempre pareceu estar forçando tudo.
    Mas enfim, gosto muito da escrita da Cassandra e espero ler a resenha dos outros livros aqui. =D

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tha

    Que bom que você gostou tanto. Eu não tenho interesse nenhum por essa série, só sinto curiosidade em relação ao Jace e a Clary.
    Adoro quando a gente consegue perceber bem a evolução dos personagens e vi que isso aconteceu aqui.
    Fiquei curiosa para saber qual foi a perda que abalou suas estruturas! Hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho esse livro e até hoje ainda não li, acabei deixando a história antes de ler o terceiro volume, mas sua resenha me deixou curiosa então darei mais uma oportunidade a série da Cassandra. Beijos
    www.diferentesou.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu acho essas capas lindas, mas confesso que a animação com a história é bem pequena, sabe? Bom, de qualquer forma eu gostei de conferir suas impressões sobre o livro e fiquei feliz em ver que nesse volume a autora conseguiu aproveitar melhor o mundo criado.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo