[Resenha] Marcas na Inocência - Lu Muniz



Olá gente!


            O Prato Principal de hoje está para lá de especial, hoje vamos falar de Marcas na Inocência o segundo livro da duologia Doce Inocência da nossa queridíssima Lu Muniz.



"Em toda história, sempre existem dois lados."

Sinopse:  "Marcas na Inocência" promete dar ao leitor todas as respostas para a lacuna temporal deixada de forma proposital no primeiro volume da duologia "Doce Inocência". Cada qual com suas razões, o casal principal vai levar o leitor a duvidar da sua própria capacidade de se posicionar diante dos seus conflitos e de defender qualquer um dos lados. Francine precisa amadurecer rapidamente, substituindo a imaturidade por comportamentos que a farão crescer como pessoa. Por outro lado, Ivan luta para livrar-se dos fantasmas do seu passado e recuperar sentimentos de confiança e de perdão. Com protagonistas que fogem dos padrões idealizados dos romances, Lu Muniz aposta em personagens extremamente humanos e, portanto, carregados de fraquezas, falhas e imperfeições. E é o leitor quem vai partilhando dos seus pensamentos e acompanhando seu amadurecimento durante o desenrolar da história. Tanto os personagens principais quanto os secundários seguem suas trajetórias, cheias de altos e baixos, e em busca de respostas para seus traumas e dramas pessoais. Será que todos estarão dispostos a assumir as consequências dos seus atos?


Autora: Lu Muniz
Editora: Amazon
Páginas: 279


            Foi uma tortura aguardar esse lançamento, como vocês sabem a Lu é mais que uma autora parceira, nos tornamos amigas e com isso tivemos o privilégio e a possibilidade de acompanhar o nascimento desse livro. A cada “mais um capítulo terminado” era uma emoção diferente, a espera se tornou além de torturante muito prazerosa, pois a Lu sempre é muito atenciosa, mesmo quando deixa a gente de cabelo em pé com suas pequenas revelações. 

            Em Doce Inocência fomos apresentados a uma Francine imatura e por vezes bem irritante, um Ivan que se dizia maduro de mais para a menina de 18 anos, mas que teve atitudes infantis que magoaram muito a nossa protagonista (leia a resenha de Doce Inocência AQUI) e tivemos um final bombástico que prometia mudar muita coisa e mudou.



            Nesse segundo livro conhecemos novos personagens, como dizem no Facebook “Se você me conhece baseado no que eu era há um ano. Você não me conhece mais.”. Fran agora é uma mulher adulta lidando com suas escolhas, ela aprendeu que cada ato gera uma consequência e essa consequência pode ser sentida por toda a vida, às vezes eu vi vestígios da Francine imatura, mas logo ela se recompunha e mostrava que SIM amadureceu e aprendeu muito. A meu ver, amadurecer não quer dizer não errar, amadurecer é arcar com as consequências e ter consciência que aquilo é culpa sua e aceitar, tentar consertar o erro, mas sem achar que é obrigação da outra pessoa te perdoar. Fran aprendeu uma lição valiosa e encara a vida com forças renovadas a cada manhã, pode chorar a noite toda se preciso, mas assim que amanhece ela levanta e vai à luta e MEU DEUS como eu sinto orgulho do crescimento da personagem, muito orgulho mesmo.

A partir daqui contém spoiler do primeiro livro.

            Continuo não morrendo de amores pelo Ivan, mas confesso que mordi minha língua por odiar o personagem por meses a fio (culpa da Lu), quando ele vai embora daquela maneira tudo que eu vi foi o que a Fran viu e eu senti com ela, tomei partido e odiei o Ivan por fazer a minha garotinha irritante sofrer, MAS como diz nossa autora toda história tem dois lados e depois que Ivan contou o lado dele eu senti dó, mesmo achando que ele escolheu errado, cometeu muitos erros, falou sem pensar e foi sim egoísta, tive que aceitar que o erro da Fran anulou quase que completamente o que ele fez e ele teve toda a razão por ficar ressentido e magoado com as atitudes dela, além do que quando ele voltou a Fran se sentiu culpada, mas continuou não acreditando nele quanto ao que aconteceu com a Norma. Não culpo a Fran por não acreditar, a culpo por ter sido egoísta em um assunto que não era só dela, então Ivan tem toda a razão e agiu com muita maturidade se querem saber minha opinião.




            Marcas na Inocência é um livro sobre redescoberta e perdão, demora a tudo entrar nos eixos, mas acho que foi o tempo necessário para que os personagens pudessem curar suas feridas e encarar o futuro sem ressentimentos. Não falo apenas da Fran e do Ivan, pois quando ela esconde a gravidez da Helena acaba envolvendo toda a família nessa vingança suja, sendo assim o perdão do Ivan é para cada membro da família, são cenas tocantes de muito amor, é palpável o carinho que existe na relação dele com Dona Lucia, Alex e com a Bá.

            Além do tema principal da história, Lu abordou de forma muito delicada o relacionamento abusivo. Soninha começa a sofrer de relacionamento abusivo quando Nando o namorado da vida toda começa a ter atitudes estranhas e comportamentos agressivos e ela sofre calada por muito tempo, temos consciência que isso acontece por meses, mas será que não é uma coisa mais antiga e ela simplesmente não disse? Enfim, achei a forma como foi abordado bem realista, no meio de milhões de problemas que temos na vida uma atitude estranha acaba passando despercebida e às vezes percebemos, perguntamos, mas como a resposta é negativa acabamos deixando de lado. Ficou claro para mim que só foi possível o fim do abuso quando a Soninha decidiu que não dava mais e não iria ficar calada, chegou a um ponto preocupante essa história, mas ficou o alerta que guardar e aceitar não são a solução do problema.


            Separei um parágrafo apenas para a estrela dessa duologia, o mais amado, o mais lindo, o melhor de todos, Alex. Falar dele é fácil e complicado ao mesmo tempo, Alex é sem dúvida o personagem impar dessa história, em DI ele se mostrou um irmão maravilhoso, uma pessoa compreensiva, carinhosa, presente e paciente. Agora se já éramos apaixonadas por ele como irmão, imagina quando descobrimos o quão maravilhoso ele é como namorado? As garotas aqui estão em cólicas esperando o livro dele, SIM precisamos do livro dele. Alex como ser humano é maravilhoso, tem um caráter sem igual, como namorado é capaz de abrir mão de sua própria felicidade para dar asas à pessoa amada, ele presenteia Ju e prova seu amor por ser capaz de apoiar os sonhos dela, abrir mão dela para que ela seja feliz e realizada, putz, confesso que de todo o livro ver o Alex sofrendo foi o que fez meu coração doer mais.

            A história em si já é emocionante, mas com a Lu no comando fica mágica, leve e brilhante, sua escrita poética pode ser sentida em cada vírgula nos proporcionando uma leitura que emociona e encanta.  Se não bastasse a escrita poética maravilhosa, ela tem muito cuidado com os detalhes, fez pesquisas para que tudo fosse passado com a mais pura verdade e ela conseguiu criar uma história muito real, muito forte de uma maneira muito bonita, se isso não é um dom eu não sei o que é.


            Essa resenha está gigante, mas não falei nem a metade do que gostaria, na verdade queria conversar com vocês sobre cada cena, cada diálogo e dizer “quando Fran disse “isso” para o Ivan eu fiquei arrepiada”, mas nossa autora iria me matar, então vou terminar dizendo que é difícil me despedir de Fran e Ivan, mas tenho certeza que ainda vem muita coisa por ai, porque a pessoa não pode plantar curiosidade na minha cabecinha e sair à francesa, quero saber da vida da Bá, da Bianca que por sinal está maravilhosa nesse livro, da dona Lucia, do ALEX e Jú, Soninha e da Helena do momento que ela nasceu até ter seus filhos e se não for pedir muito quero a história dos filhos dela também. 

            Não preciso nem dizer que indico esse livro e que é para você correr e comprar o e-book que já está disponível na Amazon, eu garanto que é uma história maravilhosa. 

            Obrigada Lu pela parceria e por esse livro lindo, desejamos todo o sucesso do mundo para você e desejamos que as vozes dos nossos personagens não se calem nunca.


Classificação: 5 estrelas / Favorito

Beijos e até a próxima!



16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que resenha recheada, nao ta grande nao, ta é otima kkk amo mais informações que me deixam curiosas para ler! Mesmo com spoilers haha! Que livro sensacional e ainda nacional! ADOREI. Já coloquei na minha lista e em breve vou tentar providenciar o primeiro pra ai vir pra esse.

    ResponderExcluir
  4. Adoro resenhas mais explicadinhas assim! São perfeitas pra gente se interessar hahahaha. Não se preocupa com spoilers não! Fiquei curiosíssima pra ler esse livro. Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esses livros ainda!!! Me encantei com a sua resenha, fiquei super curiosa, parece ser um livro muito bom mesmo!! Só pelo livros mostrar personagens mais reais eu já adorei, já estou um pouco cansada desses personagens perfeitos e tal kkkk Amei!!
    Beijooos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  6. Nossa que sinopse incrível, adoro séries, filmes e livros que te confundem e não te deixam escolher um lado.
    Muito interessante a história ser divida em dois livros, qual o nome do primeiro?
    Beijos e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  7. O título me chama atenção, sou muito de títulos ou capas.
    Não sou a louca da leitura, estou com alguns livros aqui, todos pendentes, afinal não consigo ter concentração suficiente para me agarrar com a história que o livro conta.
    A história desse livro em questão parece muito boa e vou até indicar para mim irmã, pois ela sim, ama leitura.

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha, muito explicativa e com os detalhes mais importantes que nos precisamos saber. Adorei . Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Menina, se tem alguém nesse mundinho que sabe fazer bem uma resenha, esse alguém é você! Você deveria escrever um livro, porque manda bem demais! Eu adorei muito e já quero ler essa livro!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro ainda e fiquei super interessada em ler, quase continuei a leitura da sua resenha até o final, mas decidi não receber spoiler antes de ler o livro

    ResponderExcluir
  11. Oiiieeee... Confesso que não li tudo, só um pouquinho do spoiler. Quero ver se compro para ler o livro. Aliás os dois livros, minha irmã que vai adorar também. Fiquei imaginando ter uma amiga que escreve e poder participar disso tudo, deve ser incrível. Concordo com vc sobre maturidade, somos seres humanos e maduros ou não cometemos erros sempre.
    Enfim adorei seu post, super deu vontade de ler e acompanhar a personagem crescendo. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente nunca tinha ouvido falar de nenhum desses dois livos que você citou, mas sua resenha me deixou intrigada, não faço muito o estilo romance gosto mais de fantasia mas é sempre bom explorar mundo novos, com certeza vou dar um procuradinha para conferir, adorei a resenha, um beijo moça!

    ResponderExcluir
  13. Não sabia da existência desse livro, mas parece ser ótimo. Aliás, nem o primeiro livro eu conhecia. A história parece bem interessante, e mesmo eu que não curto muito livros de romance, fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  14. Concordo nem eu sabia dele mas agora estou fascinada a Sinopse é super interessante, já vai entrar para minha lista to precisando de livros novos mesmo 😍❤

    ResponderExcluir
  15. Nem preciso dizer que sou apaixonada por livros, gosto muito de ler de um a tudo, gostei muito da resenha e ja vou correr para o Amazon. Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  16. Oi lindona, tudo bem? Pela sua resenha consegui perceber o quanto os livros são apaixonantes, sério. A capa me chamou muito atenção! Assim como os personagens principais. Ainda não conhecia o livro Marcas na Inocência e nem Doce Inocência, mas vou salvar o link para comprar futuramente. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo