[Resenha] Imersão, Caleidoscópio e Sutilmente - Nina Spim

Olá galera,

Hoje eu vim apresentar pra vocês três pratos do Cardápio. A resenha de hoje é sobre  os três contos da Nina Spim: Imersão, Caleidoscópio e Sutilmente.

Os contos possuem temáticas beeem diferentes. Eles abordam respectivamente: Depressão, Deficiência Visual e Homossexualidade. Eu nunca tinha lido nada a esse respeito, por isso achei muito interessante e enriquecedor por ser totalmente fora da minha zona de conforto. Mas vamos ao que interessa não é mesmo? 


IMERSÃO(Amazon:https://goo.gl/y0plNm) 
   Escrito para o Prêmio Kindle de Literatura em 2015, o conto trata da depressão.  

   SINOPSE: Os dias difíceis parecem normais para todos, certo? Mas, no caso de Lou, um dia difícil é muito mais do que isso. É uma luta constante contra si mesma e seus demônios invisíveis. Caio, seu marido, a aceita como é e muitas vezes precisa ser firme. O que é a depressão para você? Até quando você poderia vê-la desgastando a pessoa que mais ama? 
      



          Nesse conto o personagem narrador fala da sua rotina com sua esposa que tem depressão. Enquanto eu lia, consegui sentir um pouco do sentimento. A angustia, literalmente a imersão nos sentimentos das personagens. Tanto do marido que tenta animar a esposa quando dela que sofre com a depressão. O que me chamou a atenção é o entendimento de Caio sobre o assunto. Do contrário do que estamos acostumados o qual o outro pensa que depressão é frescura... Ele fica ao lado de Lou, a aceita do jeito que é. E isso é lindo!!!

CALEIDOSCÓPIO(Amazon:https://goo.gl/ObhFnV) 
   Também escrito para o Prêmio Kindle de Literatura em 2015, o conto traz representação a pessoas com deficiência visual. 

   SINOPSE: Conhecer o infinito nunca foi tão fácil para Júlia, até que Daniel a fez sentir que a beleza não precisa ser enxergada para ser contemplada na infinitude de quem eram. 

Nesse conto Julia conta um pouco o modo como Daniel, um deficiente visual, vê a vida. Achei lindas as metáforas usadas no conto. Por poucos minutos, enquanto lia, tentei me imaginar numa vida em que eu fosse deficiente visual, como seria a minha rotina, como seria pra mim? E logo percebi o quanto eu deveria ser grata pela minha vida, há pessoas lá fora com bem mais dificuldades que são felizes com a vida que possuem.  

SUTILMENTE(Amazon:https://goo.gl/WZPB2v) 
   Este conto se encaixa na categoria de literatura LGBT. Por duas vezes, já esteve entre os 100 e-books gratuitos mais vendidos da plataforma e constantemente aparece no ranking geral.  

   SINOPSE: A escola pode ser um ambiente hostil para se fazer amizades e, ainda mais, para se apaixonar pela primeira vez. No entanto, é justamente na sala de aula que Giovana conhece a nuance e a cor do amor. Laura poderia ser a típica aluna nova amedrontada, mas seu mundo particular, cheio de certezas escondidas, nunca mais será o mesmo depois de conhecer a libertação que o novo provoca. 



Sutilmente – a temática desse conto é homossexualidade. Mas Nina trata do assunto com tanta pureza, com tanta SUTILEZA que conquista a todos. Sentimos aquele gostinho de adolescência, insegurança e novidade. Numa nova escola, Laura é uma típica aluna nova deslocada mas mesmo assim ela consegue encantar Giovana que nesse primeiro momento ainda tenta entender e lidar com o que está sentindo enquanto tenta conhecer um pouco de Laura. Como disse acima, esse é o meu primeiro conto na categoria LGBT e me apaixonei pela história... Queria saber mais, apesar dele ser o maior conto, acho que foi o que eu fiquei com mais gostinho de quero mais... Quero saber por exemplo, como foi depois daquele primeiro dia de aula? Poxa Nina, escreve uma continuação aí pra gente!!!! Kkkkkk 

O que me chamou a atenção em todos os contos é que eles são narrados por uma pessoa de fora que observa a outra. No primeiro Caio, o narrador, observa Lou, no segundo Julia, observa Daniel e no último, Giovana observa Laura. 

Adorei os contos e suuuper recomendo! E vocês? Já leram algum desses contos ou pelo menos algum nessas temáticas? Conte-me aqui nos comentários


Essa obra foi enviada pela autora em parceria com o blog

Beijos e até a próxima,


Um comentário:

  1. Oi, meninas, tudo bem?

    Muito obrigada pelas resenhas, adorei saber as opiniões de vocês! Obrigada pela parceria! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo