[Resenha] Amor Amargo - Jennifer Brown

Olá gente!


Hoje o prato principal é como remédio, amarga na boca, mas é importante ser tomado, encarei esse livro como aprendizado. Saí dessa leitura uma pessoa um pouco melhor e, por isso, vim dividir com vocês o que eu aprendi lendo Amor Amargo.



Sinopse: Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade. Em um retrato realista de um relacionamento abusivo, a autora Jennifer Brown do sucesso A Lista Negra nos leva até o limite de nossos sentimentos.




Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 256



Minha vontade de ler algo da Jennifer Brown surgiu com A Lista Negra, uma indicação da booktuber Pam Gonçalves, mas quando lançou Amor Amargo eu resolvi começar por ele, já que a temática desse livro é algo mais perto da minha realidade. Quero que vocês entendam que esse não é meu tipo de leitura habitual, estou desconstruindo coisas e me abrindo para novas experiências literárias, ainda prefiro livros leves, mas percebi com Amor Amargo que além de entreter, livro precisa te fazer pensar fora da caixinha.


Alex é filha de um pai ausente com quem mantem um relacionamento quase nulo, ele não fala com ela, não se importa com nada além da própria dor, órfã de mãe e distante das irmãs o único relacionamento que tem é com seus amigos Beth e Zach (praticamente irmãos) e no seu último ano do colégio, prestes a se formar e a fazer a viagem dos sonhos, pela qual vem trabalhando duro, conhece Cole, um garoto "misterioso" que muda pra sua escola e que precisa de suas tutorias particulares em Inglês. A relação dos dois começa no tempo das aulas e tudo muda quando os dois começam a namorar.




Esse livro me deixou muito confusa, me obrigou a desconstruir a ideia de que “fulano” está nessa situação porque quer, eu sempre tive o pensamento de que nada justifica continuar em um relacionamento abusivo, que ir embora é simples e fácil, mas ser colocada dentro da cabeça da Alex me fez perceber que nem tudo é preto no branco, que algumas vezes podemos estar nessa situação sem nos dar conta ou simplesmente não ter forças para fugir daquilo, pois existem grilhões emocionais que te prendem aquela pessoa e você acaba aceitando que aquele “amor” é tudo que merece, tudo que precisa, que aquela é sua realidade e aceita.

Em algumas partes do livro eu pensava “se fosse eu”, então eu voltava e pensava “será que eu?”, Amor amargo fez eu me colocar no lugar da vitima, me fez enxergar a vitima que existe dentro de mim, me fez avaliar cada relacionamento que eu tive, repensar atitudes, avaliar comportamentos, enfim, me fez enxergar a situação de uma outra perspectiva.




Além de entender melhor a pressão emocional que uma pessoa nessa situação sofre, entender um pouco como é o mecanismo da manipulação, a maldade, a necessidade do agressor de ser superior em tudo, esse livro me fez perceber que somos todos juízes da vida do outro, estamos sempre olhando por trás da cortina e julgando sem nem tentar entender o porquê, o que aquela pessoa está sentindo e principalmente de que por muitas vezes somos incapazes de ajudar, por não querer nos meter, por que “ela sempre vai ficar do lado dele” ou por que “depois eles fazem as pazes e quem fica mal sou eu”. Estamos vivendo em um mundo apático, julgador, que não quer sair da sua zona de conforto para entender ou ajudar alguém que está tendo sua vida destruída de dentro para fora, ficamos calados quando tudo que o outro precisa é de uma palavra que o faça perceber o quanto é especial, que existem amores saudáveis por ai.

Não quis avaliar o livro de forma técnica, quis apenas levantar uma questão que ficou girando na minha cabeça, que me fez procurar relatos e tentar entender melhor tudo isso, talvez esse livro não tenha os melhores diálogos, o melhor ritmo, mas vale cada letra que foi colocada no papel.

            Por fim quero indicar o livro não como forma de entretenimento,  mas como uma forma de procurar entender o lado do outro, para sairmos da zona de conforto e começarmos a pensar diferente, talvez Amor amargo não seja suficiente para mudar seu modo de pensar, mas eu garanto que depois desse livro você ira começar a ver o mundo um pouco diferente e por hora isso basta.

Antes de terminar gostaria de indicar o vídeo "Não tira o batom vermelho" da Jout Jout, clique AQUI para assistir, vale muito a pena!
  
Eu vou ficando por aqui, vocês estão convidados a debater sobre o assunto nos comentários, espero que tenham gostado do post, obrigada pela visita.

Classificação:

5 estrelas / Favorito


Beijos e até a próxima!!




23 comentários:

  1. Oi.
    Nossa, fiquei curiosa pra ler, adoro livros assim mais faz tanto tempo que não leio... Acho que esse livro sera o recomeço.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que delicia de livro, me despertou uma curiosidade imensa de ler!! É muito importante que mais pessoas leiam esse tipo de livro, que nos ensina a nos colocarmos no lugar do outros antes de julgar, tentar entender todos os lados de uma história. Adoreiii, beijaoo
    www.maesvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
  3. É um dos meus livros favoritos... é um pouco confuso, mas no final tudo se ajeita kkk vc gosta da Júlia? mds Jout Jout é vida ♥

    ResponderExcluir
  4. Ainda não o li. Sua resenha despertou minha vontade de ler. Eu gosto de livros relacionados à conflitos, que podemos compreender quem passa por esse tipo de situação.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Nunca li esse livro, mas adoro coisas/livros.. que mexem com meu psicológico, me deixa com vontade de querer tentar entender, decifrar o livro, gostei do seu post, irei procurar e ler <3

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li esse livro não; mas fiquei bastante curiosa vou ver se acho em alguma livraria!!
    Gostei da indicação

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã da leitura mas esse livro parece falar sobre uma ótima história

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que não leio livros, mas vou procurar esse pra ler.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com muita vontade de ler, pois adoro este tipo de livros!!
    Gostei muito da maneira como o apresentou! Beijinhos! Já seguia o seu blog, é incrível!!!
    http://planetadosunicornio.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Morrendo de vontade de ler esse livro! A lista negra é bom d+, por isso fiquei interessada!
    Amei a resenha
    ://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, só li "A lista negra" da autora, e sou louca por esse livro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Adoro temas polêmicos e que nos fazem refletir. O assunto do livro em questão me deixou curiosa para ler. Me despertou uma vontade enorme em analisar o ponto de vista da personagem. Vou anotar a dica!
    Beijos =*

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, eu tenho em mãos a Lista Negra, confesso que a leitura é um pouco pesada pelo menos pra mim. Mas de modo algum ela é ruim, pois realmente o livro é muito bom. Parabéns pela sua resenha "Amor Amargo" está na minha wishlist e pretendo logo adquirir essa leitura. Adorei o blog. Xoxo :*

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso ler esse livro, só vejo coisas boas a respeito dele e acredito que vai mexer comigo assim como com você e espero também me tornar melhor após a leitura

    ResponderExcluir
  16. Oii!
    Eu comprei esse livro recentemente, finalmente! Vai ser uma das minhas próximas leituras e estou bastante animada. Gosto muito quando os livros abordam esses temas e situações em que nos botamos no lugar do outro... acho que vou gostar bastante!
    Beijoss
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus!
    Que tema para livro.
    Eu também sempre penso "mew, pq a pessoa simplesmente não sai de um relacionamento assim?" mas entendo que outras mil coisas acontecem que não permite que a pessoa simplesmente levante e saia.
    Vou procurar por esse livro sim, quero conhecer gêneros novos e nada melhor que um livro que nos faça refletir.

    ResponderExcluir
  18. Não é do tipo de livros que mais gosto. Mas quem sabe se não dou uma chance 😉

    ResponderExcluir
  19. Essa foi a resenha mais sincera que já li. Amei o livro, a resenha e sua opinião.
    E sim, é muito fácil termos uma opinião concreta sobre a vida dos outros. Julgar e dizer que fulano tá de tal jeito porque quer. Mas, como você disse: e se fosse eu?

    Eu vou anotar esse livro, junto com "A lista negra". Porque sei que são duas obras que vou amar! Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela Resenha!
    Ainda não li nenhuma publicação da Jennifer Brown. Sempre ouço excelentes comentários sobre 'A Lista Negra', mas por achar distante dos gêneros literários que me agradam, eu acredito que vai demorar um pouquinho para eu ler, mas pela resenha parece ser excelente.

    Att,
    Gabriel José (C, José)

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um livro bem interessante! Irei colocar na minha listinha (grande) desse ano! Amei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Tô doida pra ler ♥

    http://www.falaaimaluco.com/2017/02/6-series-originais-da-netflix-para.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo