Jantando fora: Biblioteca Sem Paredes. 

Olá gente!

   O jantando fora de hoje é sobre um projeto muito legal que nós amamos e apoiamos de todo coração, por isso, viemos dividir com vocês para que essa ideia se espalhe cada vez mais e a leitura chegue cada vez mais longe.





  Conheci a Biblioteca Sem Paredes pelo Facebook e me encantei com a proposta, doação de livros gratuitos entregue em mãos no RJ e cobrando apenas o frete para outros estados. A biblioteca é um projeto totalmente voluntário que busca promover e incentivar a leitura. Idealizado por Patrícia Chamon e Charles Farias, o programa consegue livros por meio de doações e partilham a leitura.  

    Mensalmente eles participam da Feira Desapegue-se, a que estivemos presente no dia 09/10. A feira acontece todo 2º Domingo do mês na Praça Edmundo Rêgo – Grajaú – Rio de Janeiro.  












"Doar livros, propagando o conhecimento e ampliando o horizonte do maior número de pessoas, essa é a nossa missão." 






    Os livros doados estão sempre em bons estados. Eu já recebi livros que estavam totalmente novos, sem uma marca sequer de uso. E possuem os mais variados títulos e gêneros. Entre novos lançamentos e antigos. 

   Meus contatos foram sempre com o Sr. Charles que a todo momento foi super solícito conosco, nos contando um pouco mais do projeto e nos concedendo a entrevista a seguir. 

   Quero agradecer a ele pelo carinho e paciência. Que esse que seu projeto cresça cada vez mais e pode ter certeza que nós do GDL estaremos sempre acompanhando o Biblioteca Sem Paredes.
   
PARA MAIS INFORMAÇÕES VISITE O INSTAGRAM E A FANPAGE


  ·       ENTREVISTA

1. A ideia para criar um projeto tão maravilhoso assim, aconteceu como? Qual foi sua principal motivação?
Charles: A motivação no nosso caso foi dupla e resulta de uma sintonia perfeita. Somos duas pessoas, a Patrícia Chamon e eu, Carlos (Charles Farias) os criadores e gestores do mesmo. Nosso projeto nasceu de outro em que éramos voluntários, mas o responsável pelo mesmo tinha objetivos políticos. Por não concordarmos, resolvemos nos separar e criamos a Biblioteca Sem Paredes. O que nos move é o amor aos livros e obviamente às pessoas. Juntamos tudo e passamos a disponibilizar parte do nosso tempo praticando o desapego distribuindo livros gratuitamente.

2. O que você espera da Biblioteca sem paredes para o futuro?
Charles: Bem, agora em dezembro comemoramos cinco anos de atividade ininterrupta. Isso num projeto particular e voluntário, voltado exclusivamente para os livros e que, salvo poucas exceções, não contamos com ajuda externa. Felizmente recebemos a colaboração das pessoas amigas que nos doam seus livros para que possamos disponibilizar gratuitamente através do projeto. Nosso sonho é conseguir uma parceria ou um patrocínio para expandir a Biblioteca Sem Paredes e ter uma verba disponível para cobrir nossos gastos. Também pretendemos viajar para outras cidades e plantar a semente a fim de fomentar a prática do desapego nas pessoas. Será simplesmente maravilhoso. Queremos uma/um Mecenas! Rs.

3. Acredita que se o acesso a livros for mais fácil e mais barato o numero de leitores no Brasil possa crescer?
Charles: Sim, acredito piamente nisso. Vejo pela reação de algumas pessoas quando conhecem nosso projeto. Muitas dizem gostar de ler, mas não ter dinheiro para adquirir os livros. A partir do nosso encontro, tornam-se leitores assíduos e até nos apresentam amigos na mesma situação. Assim, passam a nos visitar mensalmente, e recebem livros gratuitamente com nosso pedido de após ler, passar adiante. Por isso nossa Biblioteca existe, para diminuir essa diferença. E propagar o conhecimento ao maior número de pessoas possível.

4. Você acredita que seu projeto possa transformar as vida das pessoas?
Charles: Não quero ser prepotente e afirmar que transforma, mas alguma diferença positiva fazemos. Temos leitoras de toda parte do Brasil e enviamos livros para elas às vezes com o frete por nossa conta. Nos lugares em que atuamos costumeiramente, aqui no Rio, temos um bom círculo de amigos que “batem o ponto” todo o mês e vem pegar seu exemplar. Muitos afirmam que voltaram a ler por causa da Biblioteca Sem Paredes. Há uma leitora em Minas que não lia há anos, disse não ter paciência apesar de em casa ter muitos livros. Depois de traçar seu perfil passei a enviar livros mensalmente e hoje ela os devora, ainda ontem comentou que está finalizando o atual que devo repor imediatamente, rs. Na qualidade de Bibliotecário (graduando agora em dezembro), tenho facilidade em fazer um estudo de usuário e normalmente acerto nas indicações.

 De leitor para leitor

5. Qual o livro que te motivou a ser um leitor?
Charles: Não posso citar um apenas já que sem dúvida todos do Monteiro Lobato. Ao descobrir o mundo encantado do sítio do Pica Pau Amarelo, entrei nele e nunca mais saí. Em seguida veio Júlio Verne, Herman Melville de Moby Dick, e muitos outros. Não conseguiria citar todos.

6. Você tem um livro ou autor preferido? Qual?
Charles: Livro preferido eu tenho sim, parece clichê, mas é Dom Quixote do Cervantes. Já li e reli e nunca canso de me emocionar. Existem muitos autores que gosto e admiro principalmente os Clássicos. Sempre li bastante e de tudo um pouco. Hoje tenho predileção especial pelo peruano Vargas Llosa. Devoro tudo dele que me cai nas mãos e a cada leitura gosto mais. No Brasil são diversos; Machado de Assis, Lima Barreto, Jorge Amado, Luis Fernando Verissimo e João Ubaldo Ribeiro. Deste cito o livro “Viva o Povo Brasileiro”. Penso que devia ser leitura obrigatória para todos.

7. O que você acha dessa guerra (geralmente no Facebook) de tal livro é ruim, que a pessoa que lê clássicos é mais culta que uma que prefere best seller ?
Charles: Penso que se a “guerra” é em função de se ler mais, tudo bem, que mais e mais pessoas leiam! Não tenho nada contra os Best Sellers até já li muitos. Por exemplo, adoro o gênero policial e a Agatha Christie é minha autora preferida junto ao Dashiell Hammett, um autor clássico no gênero. Os jovens estão lendo muito, portanto obrigado Harry Potter, Vampiros e outros, rs. Na verdade não existe livro ruim, temos livros fáceis e outros complicados, acho que tudo depende dele o livro, nos “achar” e cativar.

8. Para terminar, poderia citar uma frase que te inspire?
Charles: Existem muitas frases que me inspiram, outro dia encontrei um poema do Bukowski e dele tirei uma frase incrível e até confeccionei nossas camisetas com ela. Mas a que uso desde sempre é esta: Se você imagina algo, existe em algum lugar. Vi num filme do David Byrne (Histórias Reais) e nunca esqueci. Coisa de gente sonhadora né mesmo?

Em tempo: Uso o termo Leitora, por serem as Mulheres a maioria do nosso público. Estimo que no total elas representam 98% (noventa e oito por cento). Portanto me dirijo sempre no feminino e não canso de repetir: Obrigado queridas!

   Gostaríamos de agradecer muito pela entrevista, pelo projeto e pelo carinho com que sempre fomos tratadas. 

   Convidamos vocês para conhecer melhor o projeto, entrem nas redes sociais, conheçam a feira e ajudem a divulgar essa iniciativa maravilhosa e não esqueçam que se puderem doar algum livro iram fazer a vida de alguém muito mais feliz! 

Obrigada pela visita!




                                                                    &


12 comentários:

  1. Meninas lindas e queridasdo GDL, que posso dizer a não ser GRATIDÃO por todo esse carinho para conosco? Saibam que a recíproca é verdadeira e contem sempre com a Biblioteca Sem Paredes pro que precisarem. É uma honra ter amigas e leitoras iguais a vocês. Ah, o (Sr.) Charles ficou emocionado viram? Rs. Beijos, e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu adorei o projeto , não conhecia ainda é um modo muito nobre e gentil de incentivar as pessoas lerem e entrar em mundo diferente, com certeza irei ir atras de mais informações e de entrar em contato.

    Www.Batomnossodecada.mah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/BibliotecaSemParedes/
      Estamos sempre de braços abertos e livros nas mãos, rs.

      Excluir
  3. Que iniciativa mais linda Camila, tem mesmo que incentivar a leitura por meio desses projetos voluntários, são os que mais dão certo. Pena que moro longe se não eu iria com certeza prestigiar esse movimento :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/BibliotecaSemParedes/
      Não precisa se deslocar Franciele, enviamos livros pelos Correios e você paga apenas a postagem. Beijo. Ah, vamos conhecer o Achei e Rabisquei.

      Excluir
  4. Que ideia incrivel <3 Eu adoro essas iniciativas de compartilhar e incentivar a leitura, isso é simplesmente genial! Gostaria de participar um dia só pela experiencia hahahaha Muito bom compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  5. Oie Camila, Linda Iniciativa, Conheço outros projetos também que são engajados à estimularem a leitura e acabo de conhecer mais um. Fiquei encantada.
    Que Deus proporcione sempre condições para continuar com esse estímulo.
    Desejo parabéns ao Idealizadores!
    bjus linda! :)

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Nossa que legal esse projeto deles,eu amo ler ,gostaria muito de poder ir lá,mas não posso pq moro em são Paulo,mas gostaria de saber mais, você poderia me passar o link? Fico grata. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/BibliotecaSemParedes/
      Oi Fátima! Você pode participar mesmo distante fisicamente. Nós enviamos livros pelos Correios e você paga apenas a postagem. Obrigado e um beijo!

      Excluir
  7. Que projeto incrível. Se eu morasse no Rio com certeza iria participar, aqui na minha cidade as vezes fazem campanha para trocas de livros usados, gostaria mto que tivesse um projeto desses na minha cidade. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que ideia incrível!!! Adorei o post, muito bem escrito e as fotos estão lindas também. Pena que moro em SP senão, eu iria adorar dar uma passada nessa feira. <3
    Quando tiverem um tempo visitem meu blog, eu adoraria receber um comentário de vocês lá. Beijos
    http://www.palavrasambulantes.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garotas Devorando Livros - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo